Destaques

Cai número de inscritos confirmados no Enem 2018

A edição deste ano do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, vai ser mais enxuta e o Ministério da Educação espera que seja também mais econômica.

Dos 6 milhões e 700 mil inscritos dentro do prazo, 5 milhões e meio confirmaram a inscrição e vão poder fazer a prova nos dias 4 e 11 de novembro. Esse é o menor índice registrado desde 2011, quando o exame teve 5 milhões 380 mil inscritos.

De acordo com o ministro da educação, Rossiely Soares, a queda no número de inscritos pode ser consequência de medidas adotadas para diminuir as abstenções no dia da prova, e consequentemente, os gastos. Uma dessas medidas é que o isento faltante do ano passado teve que justificar o não comparecimento para receber o benefício agora em 2018.

No ano passado, as abstenções causaram um prejuízo de 176 milhões de reais. Ampliando para os últimos 5 anos, a média de abstenções no Enem foi de 29%, gerando um prejuízo de cerca de R$ 962 milhões de reais.

No quadro geral do Enem, 59 por cento dos inscritos são mulheres e 33 por cento tem entre 21 e 30 anos.

Em relação à situação escolar, 58% já concluíram o Ensino Médio; 29% encerram o ensino médio neste ano e 10% terminam os estudos depois de 2018. Neste grupo estão os treineiros, que se inscrevem apenas para conhecer o exame.

Fonte: EBC

Próximos Eventos