Destaques

Planetário leva conhecimento e informação para municípios maranhenses

Desde o ano de 2015 o Governo do Maranhão por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) leva para municípios maranhenses conhecimento e informações sobre astronomia com as apresentações do Planetário Januare.

Sucesso por onde passa, o planetário apresenta o Sistema Solar e seus astros proporcionando uma experiência única para o público. O equipamento é levado para escolas, feiras de ciências, semanas, entre outros eventos científicos. No ano de 2018 entre os meses de abril e novembro o planetário esteve presente em 27 municípios alcançando um público de mais de 19 mil pessoas.

“Nós trabalhamos com dois planetários para alcançar o maior número de pessoas possível, nosso objetivo é levar conhecimento e estimular esse público para que após a sessão eles busquem saber mais sobre o tema e despertem o gosto pelo conhecimento”, explica Daniel Cardoso coordenador do projeto Planetário Januare.

“É um espaço de aprendizagem para os estudantes que dá acesso a uma apresentação que oportuniza viajar pelo sistema solar, conhecer as constelações e suas histórias, visualizar galáxias e ver uma simulação da lua bem de perto”, ressaltou o coordenador.

As sessões duram cerca de 23 minutos, durante esse tempo o público mergulha em uma viagem espacial em que podem conhecer o Meridiano e o Equador Celeste, planetas, cometas, asteroides, luz crepuscular, Sol e Lua. A ação faz parte do programa de popularização da ciência e tecnologia do Governo do Maranhão.

Sobre o Planetário
A proposta do Planetário é levar aos municípios maranhenses conhecimento e informações de astronomia para a população, sobretudo em eventos como feiras e semanas científicas. A iniciativa visa estimular estudantes, professores, crianças, jovens, adultos e trabalhadores a conhecer melhor o Universo em que vivem.

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação possui um dos únicos aparelhos móveis do Maranhão. Com dimensões de 7 metros de largura e 4 de altura, o Planetário do Governo do Estado pode ser levado para qualquer município maranhense, basta enviar um oficio de solicitação para o e-mail planetario@secti.ma.gov.br

Fonte: SECTI MA

Próximos Eventos