Notícias

Brasília recebe a quinta edição da Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais

Começa nesta terça-feira (8/11), em Brasília, a 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs), que terá como tema a “2ª Geração de Políticas para Arranjos Produtivos Locais: Competitividade e Sustentabilidade”. A abertura oficial será às 18h, no Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip, com a presença de autoridades e palestra do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, sobre o tema “Uma Nova Geração de Políticas para APLs”. As inscrições ainda podem ser feitas no site www.mdic.gov.br/cbapl.

O objetivo do encontro é reunir instituições e profissionais voltados ao tema para discutir novas políticas para o setor, com foco na elaboração de uma política nacional de APLs. Estão sendo esperados aproximadamente 500 participantes durante os três dias do evento, entre empresários e associações de classe empresariais, governanças e gestores de APLs, representantes dos Governos Federal, Estadual e Municipal, gestores técnicos governamentais, agentes financeiros, parceiros dos Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs, acadêmicos e parlamentares.

A conferência é organizada a cada dois anos pelo Grupo de Trabalho Permanente em Arranjos Produtivos Locais (GTP APLs), formado por 33 instituições e coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A programação do evento inclui paineis, mesas redondas, apresentações de experiências locais, mostra de produtos e diversos eventos paralelos.

Outros eventos

Durante os três dias da conferência também estarão acontecendo vários eventos paralelos. Serão realizados o 2º Encontro de Oportunidades entre as instituições do GTP APL e os Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs e governanças dos arranjos produtivos; o Estande Coletivo do GTP APL – espaço destinado à exposição das ações institucionais dos parceiros do Grupo de Trabalho; a Linha do Tempo das Políticas para APLs no Brasil – com arquivos de iniciativas e ações desenvolvidas nos últimos 10 anos; e a Mostra de Produtos de APLs, mostrando os produtos desenvolvidos e contemplando APLs de diversas localidades do território nacional.

Antes e após a 5ª Conferência ainda serão realizados o 1º Encontro dos Núcleos Estaduais de Apoio a APLs – dia 7 de novembro – e o 2º Encontro APL/Clusters do Mercosul e Países Associados, no dia 11. Nesse encontro estão reunidos representantes de Brasil, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, que trabalham com o tema APLs.

Fonte: MDIC Ascom

 

 

 

 

 

Próximos Eventos