Notícias

Brasileiros criam carro de corrida movido a bateria de celular

Estudantes de engenharia da Fundação Educacional Inaciana (FEI) desenvolveram um protótipo de veículo movimentado a partir de 1.400 baterias de celular. As baterias precisam de aproximadamente 4 horas para carregar. O conjunto dá ao veículo trinta minutos de autonomia e energia suficiente para ultrapassar os 100km/h de velocidade.

O uso de baterias de íon-lítio na tração de automóveis não é nenhuma novidade. Carros elétricos e híbridos já produzidos em grande escala usam essa tecnologia para se movimentar.. Entretanto, segundo Ricardo Bock, Professor da FEI e coordenador do projeto, a diferença está na corrente elétrica utilizada pelo protótipo, alternada. Os veículos elétricos que já existem usam a corrente contínua, a mais comum a ser gerada pelas baterias usadas nesses automóveis.

O protótipo foi desenvolvido para um torneio estudantil de veículos criado pela SAE Brasil, entidade dedicada ao desenvolvimento tecnológico da mobilidade e que, para a edição 2012 vai inaugurar uma categoria exclusiva para veículos elétricos.

Fonte: Exame

Próximos Eventos