Notícias

Brasil vive melhor momento para crescer, afirma especialista italiano

O especialista italiano em comércio exterior, Minervini Nicola, afirmou que o Brasil vive um momento melhor do que a média global para crescer. Considerado uma referência mundial sobre o tema, Nicola garantiu que apesar das turbulências na economia internacional “o crescimento do país dá boa perspectiva de futuro”.

No entanto, ele ressaltou que é necessário promover melhorias na infraestrutura nacional. “O planejamento, a logística e a gestão de mercado precisam ser mais eficientes”, avaliou Nicola, em palestra realizada no auditório da sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), nesta segunda-feira (10).

Para o especialista, a vocação brasileira é competir com qualidade e não apenas por preço. Sendo assim, a solução competitiva para o Brasil seria agregar valor aos produtos destinados à exportação. “O foco deve ser em fatores como inovação, Design, tecnologia, sustentabilidade e inteligência comercial”, considerou.

Ele defende que os produtos para exportação precisam ser selecionados adequadamente, visando à conquista de novos mercados e a consolidação nos já existentes. “É preciso exportar não o que sobra, mas aquilo que os mercados necessitam e dentro do que exigem”, defendeu o Nicola.

Autor do livro ‘O Exportador’, lançado em 1991 e atualmente na sexta edição, Minervini Nicola é engenheiro com cursos de pós-graduação em Economia e Comércio. Desde 1985, ele se dedica à consultoria e treinamento em exportação e marketing.

Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do MDIC

Próximos Eventos