Destaques

Brasil tem 117 startups de Tecnologia da Informação

O Brasil conta com pelo menos 117 startups com soluções para as áreas de TI, indica um levantamento da aceleradora corporativa Liga Ventures a partir de um banco de dados com 10.085 empresas iniciantes. Dois terços delas foram criadas a partir de 2014 para atuação principalmente em Data Science e Enriquecimento de Dados (23 startups), Segurança, Fraude e Validação (14), Cloud Manager e Otimização (12) e Gestão de Projetos, Tarefas e Tempo (10).

Completam a lista dos 13 segmentos indexados nesse estudo as startups voltadas para Soluções de Bots (8) e Soluções para Desenvolvimento (8), Formação (8) Service-Desk e Help-Desk (7), RPA e Workflow (7), , Busca e Seleção de Profissionais (6), Colaboração e Produtividade (6), Blockchain e APIs (4) e Soluções para UX e UI (4). O estudo completo pode ser conferido a partir deste link.

São Paulo é a cidade com o maior número de startups no mapeamento, com 49%, seguido por Rio de Janeiro, com 8%, e Florianópolis, com 6%. Seguindo a lista dos dez maiores berços de startups de TI, temos Porto Alegre, Brasília, Recife, Curitiba, Belo Horizonte, Joinville e Campinas. No total, 30 cidades brasileiras diferentes apareceram no mapeamento como sedes de startups relacionadas ao mundo de TI. No ranking de estados, temos como destaques SP com 58%, seguido pelo RS com 9% e RJ com (8%).

A pesquisa indica, ainda, que 64% das startups de TI nasceram a partir de 2014, mas 21% delas criadas em 2015. Outras 18% tinham sido criadas até 2010, sendo que o levantamento sugere que as empresas iniciantes na área de tecnologia atuam especialmente desde a expansão do uso da nuvem como ferramenta de trabalho ou como modelo de negócios para a sua existência, como SaaS.

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos