+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Brasil permanece entre os países menos competitivos do mundo

O Brasil avançou três posições na edição 2020 do Anuário de Competitividade Mundial (World Competitiveness Yearbook – WCY), elaborado pela escola Suíça IMD (International Institute for Management Development). A Fundação Dom Cabral é responsável pelo capítulo Brasil do estudo, incluindo as análises locais. Em 2020, o Brasil passou a ocupar a 56ª posição no ranking. Este é o quarto ano consecutivo em que o País apresenta ganhos de competitividade. Ao todo, o estudo analisa a posição de 63 nações. A repercussão dos resultados deste ano será feita em webinar nesta terça-feira, dia 16, às 18h, por este link.

Singapura segue no topo do ranking, seguida por Dinamarca e Suíça, posições antes ocupadas por Hong Kong e Estados Unidos. Enquanto a Dinamarca apresentou um ganho de 6 posições, os EUA caíram 7, ocupando agora a 10ª posição. Destaque positivo é atribuído também à Estônia, que subiu 7 posições e assumiu a 28ª colocação, e à Grécia, que subiu 9 posições e assumiu a 49ª colocação.

Segundo o Professor Carlos Arruda, Diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC e responsável pelo capítulo Brasil do ranking de competitividade, “Uma evolução mais significava do Brasil no ranking requer reformas e reestruturações nos ambientes político e socioeconômico. Desta forma, seriam garantidas condições estáveis e favoráveis à competitividade do país.” O Professor completa que “Sistemas eficazes de saúde e educação, juntamente com a proteção do meio ambiente, são fatores fundamentais na condução das tendências de competitividade.”

O ganho de três posições em relação a 2019 se explica por ligeiros avanços nos pilares considerados: o país subiu uma posição no desempenho econômico (da 57ª para a 56ª), na eficiência do governo (da 62ª para a 61ª) e na infraestrutura (54ª para 53ª). O ganho mais significativo se deu na eficiência dos negócios, subindo da 57ª para a 47ª posição.

Relatório completo (incluindo tabelas comparativas, gráficos e análises adicionais) está disponível neste link: http://www.imd.org/wcc/world-competitiveness-center-rankings/world-competitiveness-ranking-2020/

Fonte: TI Inside

Próximos Eventos