+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Notícias

Brasil lança associação para fortalecer o setor de biotecnologia

Foi lançada ontem (23), em Brasília (DF), a Associação Brasileira de Biotecnologia (BRBIOTEC Brasil). A unidade reúne empresas e entidades do setor e tem como meta impulsionar o segmento que movimenta cerca de US$ 10 bilhões por ano no Brasil.

A agência conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e tem como missão alinhar o país à agenda biotecnológica internacional. De acordo com informações da Apex, o objetivo é facilitar  a criação de parques biotecnológicos, assim como possibilitar o ingresso do Brasil na rota dos grandes investimentos  internacionais.

Também com o intuito de fortalecer o segmento, o Comitê Nacional de Biotecnologia (CNB) discutiu ontem medidas para alavancar a indústria de biotecnologia no Brasil. Promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o encontro tratou sobre a posição do país em relação ao Protocolo Suplementar de Nagoya-Kuala Lumpur de Responsabilidade e Compensação por  danos ambientais. O instrumento criou obrigações para as empresas brasileiras que desenvolvem biotecnologia, em especial para a agricultura.

Entrou na pauta, ainda, o andamento da atual Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) de Biotecnologia e o que se espera para a próxima fase do instrumento, que  contempla medidas para o período de 2011 a 2014. “Em 2010, a PDP de  Biotec cumpriu as metas estabelecidas com o desenvolvimento de projetos  em diferentes frentes e a expectativa para 2011 é avançar ainda mais de  forma sintonizada com as demandas do Fórum de Competitividade da Biotecnologia”, disse a diretora da ABDI, Maria Luisa Campos Machado Leal.

Fonte: Gestão C&T com informações da ABDI

 

Compartilhe:

    Próximos Eventos