+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Brasil e Uruguai criam grupo para C,T&I

A presidente da República, Dilma Rousseff, e o presidente do Uruguai, José Alberto Mujica Cordano, criaram na última semana o Grupo de Alto Nível Brasil-Uruguai (GAN) com a missão de consolidar o Plano de Ação para o Desenvolvimento Sustentável e a Integração dos dois países, com prioridade para a área de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I).

A determinação é a de que o GAN inicie suas atividades de imediato. Entre as medidas previstas, destaque para o desenvolvimento de uma plataforma de ensino de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs); integração do Uruguai ao Centro Brasil-Argentina de Biotecnologia (CBAB) e a conexão de redes acadêmicas voltadas para o setor de telemedicina.

O CBAB é responsável pela publicação de chamadas públicas voltadas para projetos binacionais de temas prioritários em comum para Brasil e Argentina, com participação obrigatória de estudantes e pesquisadores dos dois países. A integração tripartite deve abrir espaço a novas diretrizes metodológicas para o funcionamento do centro.

Os integrantes do GAN serão copresididos por um funcionário brasileiro e um uruguaio, além da participação de representantes de ministérios, órgãos públicos, empresas públicas, sociedades de economia mista, institutos de pesquisa e representantes do setor privado, a critério dos respectivos governos.

Também serão criados subgrupos setoriais para identificar pontos focais em ambos os governos que podem consolidar planos de ação dentro das respectivas áreas de atuação. Os subgrupos deverão se reunir de forma independente, de acordo com a disponibilidade de seus membros.

A parceria pretende intensificar iniciativas e projetos de cooperação e associação entre atores públicos e privados em áreas estratégicas, consagradas no Tratado de Assunção em 1991, em particular no que diz respeito ao compromisso com a livre circulação de pessoas, bens, serviços.

Fonte: Agência Gestão CT&I

Próximos Eventos