Notícias

Brasil e Suécia discutem cooperação na área de inovação e sustentabilidade

De 28 de maio a 1º de junho acontece no Rio de Janeiro (RJ), a Semana da Inovação Brasil-Suécia. A proposta é identificar oportunidades e reforçar a cooperação bilateral entre os dois países, na área de inovação e sustentabilidade.

Trata-se de uma iniciativa do governo sueco com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que mantém uma estreita agenda com a Agência Sueca de Inovação (Vinnova) desde 2009.

Entre as ações realizadas entre as duas instituições destaque para os laboratórios de aprendizagem em inovação, que reúnem empresários, pesquisadores e representantes de governo para identificar novas oportunidades de projetos tecnológicos conjuntos.

Entre os resultados desta cooperação estão o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), instalado em São Bernardo do Campo (SP), e a parceria firmada entre a empresa brasileira Vale Solução em Energia (VSE) e a sueca Scania, para desenvolvimento, produção e comercialização de motores a etanol e suas aplicações.

O evento desta semana abordará temas ligados à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. “Será promovido um debate sobre tecnologia limpa, comunicação e ciências da vida”, destacou o representante da ABDI, Carlos Costa.

O encontro também contará com uma exposição com 20 soluções para problemas enfrentados no dia a dia. A mostra será instalada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e poderá ser visitada até o dia 8 de julho.

Fonte: Agência Gestão CT&I

Próximos Eventos