+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Notícias

Brasil e Coreia acertam cooperação no estudo de políticas de CT&I

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCT) e o Instituto Coreano de Avaliação e Planejamento de Ciência e Tecnologia (Kistep) têm encontro marcado em fevereiro, em Brasília Os “Think tanks” brasileiro e coreano estão decididos a estabelecer um programa de cooperação conjunta para intercambiar experiências e realizar estudo no campo das políticas nacionais de CT&I, bem como na prospecção e identificação de oportunidades de pesquisas e investimentos em áreas estratégicas do conhecimento, em busca de resultados econômicos de impacto.

Os coreanos estarão no Brasil de 22 a 25 de fevereiro e se propõem a visitar o CGEE, no dia 23, em Brasília, e discutir o projeto de memorando de entendimento (MoU) enviado previamente à parte brasileira. Eles também pretendem ter uma audiência com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

Kistep

O Kistep, criado em 1999, ocupa lugar central no sistema coreano de CT&I, pois, como informa seu portal, “contribui para a promoção da ciência e tecnologia, apoiando a formulação e coordenação de políticas do setor; o seu exame sistemático; a análise e a avaliação dos programas nacionais de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de cada ministério; a dotação orçamentária e seus ajustes; a execução eficiente dos planos de pesquisa; o gerenciamento e avaliação dos programas nacionais de P&D; a participação na cooperação internacional de C&T”.

O embaixador do Brasil na Coreia, Edmundo Fujita, acompanha a iniciativa coreana, considerando-a de alta relevância para o Brasil.

A proposta do Kistep ao CGEE inclui a colaboração “em pesquisas sobre sistemas de inovação, inclusive em políticas de ciência, tecnologia e inovação”, que possam gerar “produção conjunta”, consultas entre pesquisadores e a realização de seminários e encontros.

A delegação coreana que virá ao Brasil estará integrada pelo presidente do Kistep, professor June Seung Lee, pelo diretor do Departamento de Cooperação Global, Hee Yong Kim, e pelo diretor do Centro de Previsão Tecnológica (Technology Foresight Center), Hyun Lim.

O programa da missão inclui apresentação de Hyun Lim sobre as atividades do Kistep em previsão tecnológica, novo campo de pesquisa surgido como resposta às exigências de competitividade no mercado global do nosso tempo.

Fonte: Portal MCT de 09/02/2011

Compartilhe:

    Próximos Eventos