Notícias

Bolsas para curso de alemão avançado na Alemanha

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) abriu inscrições para a seleção de bolsistas para o Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs (Hochschulwinterkurs) na Alemanha. Os interessados podem se candidatar até 14 de junho.

Para concorrer a uma das bolsas é necessário ser brasileiro, estar matriculado em um curso de graduação (sexto período concluído até o fim de 2011) ou de mestrado, ter média igual ou superior a oito e nível intermediário de conhecimento do idioma alemão (certificado do teste OnDaF).

O edital com as informações detalhadas sobre os requisitos, o funcionamento do programa e dados de contato para esclarecimento de dúvidas estão disponíveis emrio.daad.de/shared/graduacao.htm#winterkurs.

Os cursos deverão ser realizados em Colônia, Düsseldorf, Essen, Freiburg ou Leipzig. O valor total da bolsa é 2.625 euros, com o qual o estudante financiará despesas do curso, do alojamento, da passagem aérea e de alimentação. O DAAD custeia o seguro-saúde.

Na edição anterior do Hochschulwinterkurs foram selecionados 120 estudantes. Quarenta e uma bolsas foram concedidas para alunos de instituições de São Paulo, seguidos por 15 do estado do Rio de Janeiro. Pará, Ceará e Rio Grande do Sul foram contemplados com nove cada. A instituição com mais alunos selecionados foi a Universidade de São Paulo (USP), com 20 representantes, seguida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com nove.

As bolsas foram destinadas a 62 estudantes mulheres e a 58 homens. As cinco áreas mais presentes foram direito (26 dos selecionados), letras (19), engenharia (9), filosofia (9) e medicina (7).

Mais informações: rio.daad.de

Fonte: Agência Fapesp

 

Próximos Eventos