Notícias

Boeing terá centro de pesquisa e tecnologia no Brasil

A fabricante de aeronaves americana Boeing anunciou que vai abrir ainda neste ano um centro de pesquisa e tecnologia em São Paulo. A unidade será o sexto centro de pesquisas avançadas da companhia fora dos EUA. Os demais estão na Europa, na Austrália, na Índia, na China e na Rússia.

Em nota, a Boeing informa que as áreas de pesquisa no novo centro incluem biocombustíveis de aviação, gestão de tráfego aéreo, metais especiais e biomateriais, tecnologias de apoio e serviço.

A Boeing Research & Technology Brasil, como será chamado o centro, permitirá parcerias entre a empresa e instituições de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, incluindo agências governamentais, setor privado e universidades.

A Boeing já havia anunciado em julho do ano passado uma parceria com a Embraer com vistas a financiar pesquisas para produção de biocombustíveis de aviação. Após isso, em outubro, a Boeing e Embraer, junto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), assinaram uma carta de intenções detalhando sobre oportunidades e desafios para a criação da indústria de produção e distribuição de combustíveis de aviação bioderivado. A fabricante americana estima que a demanda para esse nicho no Brasil nos próximos 20 anos irá superar um mil aeronaves, com custo superior a US$ 100 bilhões.

Fonte: Valor On Line

Próximos Eventos