+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

BID: é urgente reduzir a desigualdade no acesso à tecnologia na América Latina

A estrutura social passa por uma revisão entre equilibrar o desenvolvimento econômico e social de longo prazo com a urgência de fazer a inclusão econômica e social.Nesta quarta-feira, 24/04, no Brasscom TecFórum 2021, Andriei Gutierrez, diretor de relações governamentais e assuntos regulatórios da IBM e líder do GTT de política digital da Brasscom, debateu com Oliver Azuara, economista-sênior do Banco Interamericano de Desenvolvimento(BID), e Pedro Fernando Nery, advogado e consultor do Senado Federal, a chamada ‘gig economy’.

Em sua apresentação, Oliver Azuara mostrou os impactos da pandemia da covid-19 nos mercados e afirmou que, sem a tecnologia, as perdas de emprego poderiam ser ainda piores. “Não estamos vendo um cenário pior graças ao uso de novas tecnologias”, destacou. Teletrabalho, treinamentos a distância e plataformas sob demanda foram impulsionados pela pandemia, enumerou.

“Então se você pega as taxas de penetração em 2020 para o teletrabalho ou os aplicativos que estão sendo usados para teletrabalho e plataformas de treinamento ou mesmo para plataformas de organização profissional, vemos um incremento”, disse. “Nossa preocupação é que o impulso por novas tecnologias deve ser permanente em vez de apenas ser parte da resposta ao produto. Existe também uma necessidade de adoção massiva e permanente de plataformas de plataforma de baixo custo”, acrescentou fazendo referencia à urgência de redução de desigualdade no acesso à tecnologia.

Segundo ele, os desafios tecnológicos incluem preparar melhor e, até mesmo, prover capacitação inicial para os trabalhadores usarem TICs. Acesso a conhecimento e literatura sobre TICs, certificações em novas habilidades, preferencialmente na nuvem; e nova seguridade social são ações que devem ser tomadas, na visão do economista-sênior do BID. Já o advogado e consultor do Senado Federal, Pedro Fernando Nery, salientou que o País tem “alguns dos impostos sobre a folha de pagamento mais altos do mundo, principalmente para as pensões da Previdência Social”.

Nery falou sobre o aumento da adesão de profissionais a plataformas que conectam empresas, consumidores e entregadores e o crescimento. “Não sabemos como a tecnologia avançará. Sabemos que em países mais avançados como os Estados Unidos, as plataformas estão sendo usadas para todos os seus empregos de baixa qualificação”, disse.  De acordo ainda com o consultor do Senado Federal, o Brasil tem um paradoxo que é convivência de startups de tecnologias e plataformas intensivas em tecnologia coexistindo com pessoas fazendo tarefas bem simples. “Há uma necessidde de qualificar o treinamento de profissionais para a era digital”, completou.

Fonte: Convergência Digital em 26/03/2021

Próximos Eventos