+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Notícias

Bernadete de Sousa assume direção da Fapern

Nomeada pela governadora Rosalba Ciarlini, a médica Maria Bernadete Cordeiro de Sousa é a nova presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde também fez sua graduação, Bernadete exerceu a função de Pró-Reitora de Pesquisa daquela instituição desde 2007, cargo que a manteve em estreita sintonia com a Fapern.

Na base de dados do currículo lattes, ela informa que possui mestrado (1980) e doutorado (1983) em Fisiologia pela Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Realizou estágio de Pós-doutorado na University of Wisconsin em Etologia Fisiológica (1996-1997), no Wisconsin National Primate Research Center. Foi Chefe do Departamento de Fisiologia e Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Psicobiologia da UFRN.

Atualmente na UFRN, coordena o Grupo de Pesquisa Laboratório de Endocrinologia Comportamental. Tem experiência na área de Psicologia Fisiológica, Fisiologia endócrina e Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, atuando sob a ótica evolucionista, nos seguintes temas: comportamento reprodutivo, estratégias sexuais e fisiologia da resposta ao estresse em humanos e utilizando modelos experimentais (primatas do Novo Mundo).

Em 2010, Bernadete coordenou a programação local da reunião anual da SBPC, realizada em Natal. A nova presidente deverá assumir a diração da Fapern no início de fevereiro, quando terá concluído os projetos na UFRN.

Fonte: Jornal da Ciência de 19/01/2011 com informações da Fapern

Compartilhe:

    Próximos Eventos