+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Banda larga popular já registra mais de 1 milhão de conexões, segundo Minicom

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse durante audiência pública nesta quarta-feira, 14, no Senado que já chega a 1,2 milhão as conexões de internet popular dentro do Programa Nacional de Banda Larga que teve início em outubro de 2011. Segundo ele, o Brasil é um mercado em expansão para a telefonia, com a entrada de novos consumidores a partir da melhoria da renda e tem chamado a atenção das empresas mundiais do setor.

O ministro mostrou dados que indicam um crescimento de 103% na banda larga móvel no ano passado, contra 19% da banda larga fixa, o que indica “uma tendência”, afirmou. Ele acrescentou que o consumidor brasileiro, a exemplo do restante do mundo, prefere a internet móvel pela portabilidade e facilidade de acesso às redes sociais.

Paulo Bernardo apresentou as principais ações desenvolvidas por sua pasta no primeiro ano da nova gestão como o lançamento do Programa Nacional de Banda Larga, o decreto com novas regras de licitação de outorgas, a criação de uma secretaria dedicada à inclusão digital que está implementando o projeto piloto de cidades digitais.

O ministro destacou como prioridades para este ano a licitação das faixas de 2,5 GHz e 3,5 GHz e da faixa de 450-470 MHz, necessárias para a implantação da telefonia móvel de quarta geração e para o fornecimento de banda larga no meio rural. Outra ação importante, segundo Bernardo, é a desoneração tributária para estimular o investimento em redes de banda larga, além da infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.

Ainda como prioridade para este ano, ele citou o novo marco regulatório das comunicações eletrônicas com a realização da primeira fase da consulta pública com perguntas a respeito de temas relacionados à radiodifusão e telecomunicações. Com informações do Minicom.

Fonte: TI Inside

Próximos Eventos