Notícias

Bahia terá mais seis Centros Vocacionais Tecnológicos Territoriais em 2011

Os Territórios de Identidade da Bahia Portal do Sertão, Sertão do São Francisco, Metropolitana de Salvador, Litoral Sul, Extremo Sul e Oeste Baiano terão, em 2011, ciência tecnologia e inovação nas suas atividades econômicas prioritárias. Este ano,serão inaugurados seis Centros Vocacionais Tecnológicos Territórios que, somando, aos três já existentes – em Feira de Santana, Presidente Tancredo Neves e Senhor do Bonfim – vão perfazer nove unidades voltadas para a capacitação profissional  aliada à pesquisa e à extensão tecnológica e transferência de conhecimentos técnicos nas áreas de serviços e processos produtivos. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Feliciano Monteiro.

Segundo Monteiro, todos esses CVTTs vão permitir ainda a expansão da educação profissional, a realização de treinamentos e de cursos de curta duração, qualificando e requalificando trabalhadores, além da difusão e transferência das tecnologias geradas a partir de demandas do setor produtivo. Além dos seis CVTTs anunciados pelo secretário,  há ainda o Centro de Eunapólis, no extremo-sul da Bahia, destinado à movelaria e que já estava previsto para ser inaugurado em janeiro próximo.
Os seis CVTTS que virão depois e cujos recursos para a implantação já estão assegurados serão instalados em Feira de Santana (astronomia), Juazeiro (fruticultura), Salvador (artesanato de resíduos sólidos), Itabuna (mecânica automotiva), Porto Seguro (turismo), São Desidério (agronomia).

Cada CVTT atende às peculiaridades econômicas de cada região, servindo também de estímulo ao desenvolvimento sustentável dos Territórios de identidade.  O primeiro deles foi  inaugurado em dezembro de 2007,  nas dependências do Centro de Educação Tecnológica da Bahia (Ceteb), no bairro da Santa Mônica, em Feira de Santana,  graças à uma parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) já foram capacitados 500 jovens nos cursos de iniciação profissional em diversas áreas, tais como: Física, Química e  Biologia, além  de mecânica automotiva, mecânica industrial e processo de soldagem.

O segundo CVTT foi implantado este ano, no município de Presidente Tancredo Neves para beneficiar  a  produção dos agricultores familiares dos municípios de Presidente Tancredo Neves, Valença, Taperoá, Mutuípe e Teolândia. A unidade que conta com equipamentos voltados, principalmente, ao desenvolvimento da mandiocultura, e também com um laboratório para  análise de solo e água, já realizou 50 análises de solo antes feitas fora do estado.

Voltado para a ovinocaprinocultura e derivados da carne de ovinos e caprinos, o terceiro CVTT foi inaugurado no último dia 10, em Senhor do Bonfim, no Território do Piemonte do Itapicuru. O equipamento  vai dinamizar um mercado que já virou referência nacional, pela ótima qualidade do rebanho de ovinos e caprinos, que conta com um laboratório de genética para a melhoria dos animais.

Fonte: Ascom Bahia 03/01/2011

Próximos Eventos