Notícias

Autoridades de CT&I do Norte reuniram-se em Belém para fortalecer a região

Belém/PA sediou, ontem (28/09), o Fórum Regional Norte de Ciência e Tecnologia, que tem o propósito de discutir a aplicação do Plano Nacional de C&T na região Norte, bem como definir metas e estratégias específicas para essa área. Participaram da reunião, secretários de estado e presidentes de fundações de amparo à pesquisa dos estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Tocantins, Pará e Acre.

O presidente do Conselho de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e titular da Secretaria de C&T do Amazonas (SECTAM), Odenildo Sena, ressaltou que é preciso uma maior união entre os estados do Norte para que haja de fato desenvolvimento. “Há uma dispersão em nossa região. Dessa maneira, não partilhamos as dificuldades e dispersamos forças e recursos que poderiam ser utilizados. Imagine quantas ações poderíamos realizar para a Amazônia somando competências?”. Ele destacou, ainda, a necessidade de reforçar a articulação entre as secretarias de C&T e as Fundações de Amparo a Pesquisa (FAPs), descentralizando ações para a região Norte. Além disso, enfatizou que a questão ambiental não deve ser o único mote para pressionar ações na Amazônia. “É preciso deixar claro que na Amazônia habita gente!”.

O Fórum já se tornou permanente e é o segundo realizado este ano. Com um caráter político, articula com as bancadas parlamentares e com os governadores, para desencadear ações que fortaleçam a CT&I na região Norte e consequentemente contribuam para a melhoria da qualidade de vida na Amazônia, baseada em um desenvolvimento de fato sustentável.

Nesta edição, as autoridades discutiram estratégias de maior financiamento em C&T. Também foi formulada uma proposta conjunta ao Fundo Amazônia do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), discutido o Centro de Biotecnologia da Amazônia e a criação de um portal que agregue todas as ações e eventos de CT&I na região Norte.

Essa reunião foi promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti-PA) e aconteceu na sede do órgão em parceria com os Conselhos de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Consecti e Confap).

Ações divulgadas

Durante a manhã, importantes ações foram divulgadas, como a construção de um Plano Diretor de CT&I para a Amazônia, que leve em consideração contribuições já formuladas e que seja amplamente discutido com os vários segmentos sociais. Também foi abordada a criação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia, além da aprovação de reunião com a diretoria do Banco da Amazônia (BASA) para negociar parcerias de financiamento de empresas do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (PAPPE).

Fonte: SECT-AM

Próximos Eventos