Notícias

Assembleia Legislativa do Amazonas debate ações e políticas de C&T no Estado

As ações e a política do governo do Amazonas para ciência e tecnologia foram discutidas nesta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). Na ocasião, foram trocadas informações e dados sobre o cenário do setor na região.

Para o presidente da Comissão de C&T da Assembleia, deputado José Ricardo Wedling (PT), o encontro possibilitou uma visão ampla das ações que estão acontecendo na área e que o próximo passo é discutir formas de ampliar os investimentos e alocar recursos do orçamento estadual para o setor.

“A aprovação da criação do Conselho Estadual de C&T, que vai discutir e articular políticas públicas, além de fortalecer as ações entre vários organismos voltados para a inovação tecnológica já é um grande avanço nesse sentido”, ressaltou.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect), Odenildo Sena, o Estado atualmente faz parte do mapa nacional de C&T, tendo em vista o esforço concentrado e o trabalho contínuo das instituições de ensino e pesquisa locais.

“Isso foi efeito de uma política decidida no sentido de não apenas descentralizar, mas também de desconcentrar os investimentos”. Ele lembrou que na esteira desses investimentos veio o incremento no número de mestres e doutores na região nos últimos anos.

Fonte: Sect-Am

Próximos Eventos