Notícias

As pesquisas improváveis de 2011

Dirigir com a necessidade desesperada de urinar não é um crime, mas talvez devesse ser. Peter Snyder e sua equipe descobriram que a bexiga cheia pode reduzir a capacidade de atenção de uma forma comparável a um pequeno nível de intoxicação por álcool, ou mesmo de 24 horas de privação de sono. Seu estudo venceu a categoria Medicina da 21ª edição do IgNobel.

Criado por Marc Abrahams, editor da revista “Anais da pesquisa improvável”, a láurea é conferida a estudos acadêmicos genuínos que “primeiro fazem as pessoas rirem e, depois, as faz pensar”. A ideia, segundo seus organizadores, “é celebrar o incomum, honrar o imaginativo e estimular o interesse das pessoas por ciência, medicina e tecnologia”. A cerimônia de premiação acontece no Teatro Sanders, da Universidade de Harvard. Inicialmente, alguns cientistas se sentiam ofendidos com o prêmio, entregue por legítimos vencedores do Nobel. Mas, com o passar do tempo, ganhá-lo transformou-se em algo divertido e almejado.

– Quando as pessoas atingem um ponto em que há tanta dor que elas não podem aguentar, isso é o mesmo que ficar bêbado – compara Snyder, professor de Neurologia da Universidade Brown, dos EUA.

Os dez vencedores desse ano da duvidosa honraria incluem uma equipe de cientistas japoneses que inventou um alarme de incêndio que cheira como raiz forte; um pesquisador norueguês que explorou a ciência por trás do suspiro; e uma boa quantidade de pessoas que, durante a História, tentaram calcular quando seria o fim do mundo.

Anna Wilkinson, da Universidade de Lincoln, venceu na categoria Fisiologia após passar seis meses treinando uma jabuti chamada Alexandra para bocejar ao seu comando. Ela, depois, usou o animal para saber se outros jabutis bocejariam quando Alexandra o fizesse.

O bocejo contagioso é comum entre humanos, e os cientistas acreditam que ele seja considerado pela empatia, visto que ele requer compreensão do estado emocional do indivíduo que “contamina” com o bocejo. As tartarugas não mostraram sinal de “contágio”.

Na categoria Física, uma equipe de pesquisadores franceses e holandeses estudou porque arremessadores de discos sentem tonturas, enquanto atiradores de martelo não apresentam esta queixa.

Um dos prêmios mais esperados foi o IgNobel da PAz. O vencedor foi Arturas Zuokas, prefeito da cidade lituana de Vilnius, que dirigiu um tanque de guerra esmagando carros de luxo em vagas proibidas. O vídeo fez grande sucesso no YouTube. Zuokas, porém, não foi receber seu troféu em mãos.

Profetas do Apocalipse, que afirmaram que o mundo acabaria por diversas tragédias, também foram lembrados na cerimônia de premiação. Eles receberam o IgNobel de matemática, e deixaram um grande legado ao mundo: ter cuidado ao fazer hipóteses e ao calcular.

Em tempo: os vencedores do Prêmio Nobel serão conhecidos entre os dias 3 e 10 de outubro.
Fonte: Jornal O Globo

Próximos Eventos