Destaques

Aplicativo ajuda a combater doença que atinge a citricultura

O engenheiro agrônomo do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), Marcelo Scapin, fala ao Brasil Rural sobre o lançamento do aplicativo para controle do greening, considerada a pior doença da citricultura. O app é o Sistema de Controle Externo de Greening (Siceg).O Siceg permite o cadastro, mapeamento e georreferenciamento das plantas de citros e murtas localizadas ao redor da propriedade citrícola que estão servindo como fonte de contaminação do greening.

“Na verdade, nós entendemos que o greening é uma doença que traz um problema social. Então nós queremos envolver toda a sociedade para o controle dessa doença. Não basta ter o controle só dentro da propriedade, nós temos que olhar também para fora da propriedade”, explica o engenheiro.

O especialista explica ainda que o app cataloga a distância que essas árvores se encontram dos pomares e quais ações estão sendo executadas para o controle da doença.

O aplicativo está disponível gratuitamente para os sistemas operacionais Android e IOS. Após o download, é necessário entrar em contato com o Fundecitrus para cadastro de login e senha pelo 0800 112 155.

Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo:

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional do Rio de Janeiro; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Fonte: EBC

Próximos Eventos