Notícias

Anunciado tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013

Evento deste ano bateu novo recorde. Até o momento foram cadastradas 21.816 atividades, em 607 cidades e 844 instituições espalhadas pelo Brasil.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pela coordenação nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), após receber sugestões e ter feito consultas a instituições e entidades parceiras na organização deste evento nacional, anuncia a data e o tema principal da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2013.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2013 ocorrerá entre 16 e 22 de outubro. O tema principal será: “Ciência, Saúde e Esporte”. Serão promovidas e estimuladas em todo o País atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com esse tema.

A realização dos grandes eventos esportivos mundiais que o Brasil sediará nos próximos anos – Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014), Jogos Olímpicos (2016) e Jogos Paraolímpicos (2016) – colocam o país no centro das atenções do esporte mundial. O lema da SNCT 2013 foi escolhido com o intuito aproveitar o momento propício desses eventos, que despertam grande interesse do público e da mídia, para organizar e estimular atividades que promovam o engajamento da população, em especial das crianças e dos jovens, com destaque para os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.

A SNCT 2013 promoverá e apoiará atividades que estimulem a interação entre esporte, ciência e saúde, mostrando ao público como a ciência e a tecnologia são hoje elementos essenciais neste domínio, particularmente nos esportes de alto desempenho. Nesse contexto, as ações da SNCT pretendem explorar e estimular a aprendizagem sobre o funcionamento do corpo humano nos esportes, nos exercícios, nos movimentos e na sua relação com o entorno natural, do ponto de vista da ciência.

Uma das ações da SNCT 2013 será debater, estimular e fazer atividades em escolas, universidades, comunidades e locais públicos que estejam relacionadas com a ciência, a tecnologia, a saúde e o esporte. Uma educação de qualidade, que incorpore estas dimensões, é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável.

Em mensagem, o ministro Marco Antonio Raupp convida as instituições de pesquisa e ensino, universidades, escolas tecnológicas e profissionais, secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação, saúde e esporte, fundações de apoio à pesquisa, órgãos governamentais, espaços científico-culturais, escolas de todos os níveis, empresas, clubes esportivos, entidades científicas e tecnológicas e organizações da sociedade civil, bem como cientistas, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes, desportistas, comunicadores da ciência e todos os interessados, para que coloquem a data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013 em suas agendas, iniciem o processo de sua preparação e participem intensamente de sua realização.

Fonte: Informações da Coordenação da SNCT

Próximos Eventos