+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Ancine vai funcionar no prédio da Anatel em Brasília

Esvaziada pelo governo de Jair Bolsonar, a Ancine vai se mudar para um andar na Anatel. O acordo de cessão de uso não onerosa foi assinado nesta quinta, 30/9, e é consequência direta da decisão do governo de reduzir a presença da agência nacional do cinema no Rio de Janeiro, movendo a sede para Brasília. A ex-sede no Rio foi colocada à venda. 

“A medida visa privilegiar um modelo de gestão pública gerencial que, em atenção à eficiência e economicidade, representa uma otimização, economia de gastos públicos, além de promover uma interação institucional saudável entre as duas agências”, disse o presidente da Anatel, Leonardo Morais, ao anunciar o acordo. 

Até vale lembrar que existe uma velha discussão sobre a unificação das duas agências reguladoras e uma só – tema que foi reaquecido este ano a partir de um relatório da OCDE favorável à fusão de Anatel e Ancine. 

O movimento, no entanto, é mais relacionado à resistência do governo atual em financiar projetos culturais – desde o fim de 2020 uma ação de improbidade movida pelo Ministério Público Federal acusa a direção da agência do cinema de improbidade pela paralisação de 782 projetos audiovisuais, relativos a editais desde 2016. 

Fonte: Convergência Digital em 01/10/2021

Próximos Eventos