+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Além de P&D: Open Innovation Seminar 2011 busca desenvolver redes internacionais de inovação

“Crescimento sustentável apoiado em redes de inovação: uma agenda para o Brasil”. Este é o tema da 4ª edição do maior evento de inovação aberta da América Latina, o Open Innovation Seminar, que acontecerá de 23 a 25 de novembro em São Paulo. O Seminário, que ficará concentrado no dia 23, tem como foco propiciar um espaço para consolidação e desenvolvimento de redes de inovação, proporcionando ainda um espaço para possíveis parcerias internacionais, por meio da forte presença de palestrantes e cases que são referências nacionais e mundiais.

Já nos dias 24 e 25 o evento conta com uma agenda de cursos de inovação aberta que estão sendo estruturados por meio de crowdsourcing, além de um modelo exclusivo de Arenas de Inovação, que serão espaços construídos junto com os patrocinadores para exposição de casos, debates e lançamento de desafios no setor público e privado.

Ao todo serão quatro arenas, onde representantes de governo, universidades e empresas trabalharão em conjunto na busca pela inovação. São elas: Arena Wayra, promovida pela Telefônica/Vivo; Arena Corporate Venturing, promovida pela fundação Dom Cabral e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial; Arena PuraInova, promovida pela empresa de dermocosméticos PuraInova; e Arena CISB, promovida pelo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro.

Redes Internacionais de Inovação

Bruno Rondani, diretor do Centro de Open Innovation – Brasil, que promove o evento juntamente com a Fundação Dom Cabral, afirma que as Redes de Inovação em geral conseguem fomentar e viabilizar projetos de colaboração e co-criação, com foco na geração e gestão coletiva de idéias, desenvolvimento de inteligências competitivas e tecnológicas, entre outros. “A importância deste modelo reside no fato de que uma ideia isolada é apenas uma ideia, enquanto uma ideia desenvolvida em uma comunidade de inovação, se bem gerida, evolui de forma mais ampla e refinada, gerando melhores resultados e até benefícios para toda a sociedade”, explica.

Para ele, este conceito pode ser potencializado se atrelado a acordos bilaterais internacionais, que possibilitam o encontro de tecnologias que possam se complementar ao mesmo tempo em que permitem a exploração de novos mercados. “Hoje percebemos que existem inúmeras oportunidades para inovação a serem exploradas, indo muito além do tradicional modelo de P&D que conhecemos, que normalmente exige bastante investimento, de tempo, de conhecimento e de dinheiro. Nestas horas, cabe ao brasileiro ou desenvolver seu próprio espírito empreendedor, ou buscar empreendedores externos que aproveitem o seu intenso potencial criativo”, afirma.

Cursos sob demanda

Além de buscar a consolidação de redes de inovação, o Open Innovation Seminar 2011 focará também a formação técnica e teórica dos participantes por meio de um portfólio de cursos que será definido por meio de crowdsourcing, uma modalidade de inovação aberta, que, no sentido literal, se refere ao conhecimento gerado a partir de várias pessoas. Para isso, a organização do evento já disponibilizou para análise e votação do público 16 possíveis cursos, com o objetivo de concretizar aqueles que tiverem maior manifestação de interesse.

Bruno Rondani explica que o Crowdsourcing voltado ao cliente é muito utilizado em campanhas de marketing e na criação de novos produtos, pois concentra o foco da inovação no usuário final. “Ele possibilita a criação de produtos mais assertivos, que melhor atendam às expectativas do público envolvido. Por isso decidimos utilizar esta metodologia para definirmos cursos que melhor se adéquam às necessidades do nosso público”, afirma.

O processo de crowdsourcing do Open Inovation Seminar 2011 estará aberto até o dia 17/10, com a divulgação do resultado e a abertura das inscrições para os cursos previstas para o dia 18/10. Os interessados em participar do processo podem se cadastrar no próprio site do Open Innovation Seminar 2011: http://www.openinnovationseminar.com.br/2011/Inscricao.php

Fonte: Open Innovation Seminar

Próximos Eventos