Notícias

Aldo nega que ciência não tenha sido ouvida na reforma do Código Floresta

O relator da reforma do Código Florestal na Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), disse nesta terça-feira em audiência publica sobre o tema no Senado que é mentira que a ciência não foi ouvida no debate. Aos senadores ele contou que foi de São Paulo a São Bernardo dirigindo só pra ouvir o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O setor reclama de não ter sido convidado a contribuir para a construção do texto aprovado em maio na Câmara.

– Fui a São Paulo procurar a SBPC para participar. Aprovamos requerimentos para virem discutir. Disseram que não podiam porque estavam formando opinião. (Depois) disseram que não participaram. Mentira. Não é um procedimento correto dizer que não foram convidados. Foram convidados e não quiseram vir – afirmou.

Durante sua exposição na sessão conjunta das três comissões que vão analisar o projeto no Senado (Meio Ambiente, Agricultura e Ciência e Tecnologia), Aldo voltou a criticar ONGs internacionais que segundo ele tentaram confrontar o congresso para impedir mudanças na atual legislação.

– Buscamos uma solução de equilíbrio: preservar o meio ambiente e legalizar a situação dos produtores rurais. Este relatório é fruto de um pacto e algumas ONGs do alto de sua arrogância acharam que podiam enfrentar e derrotar o Congresso Nacional – esbravejou.

Aldo apresentou fotos e depoimentos de produtores humildes de Boca do Acre (AM) que estão em situação difícil por deverem multas altíssimas por descumprirem o Código Florestal. Ele estima que 90% dos produtores rurais estão na ilegalidade.

Logo em seguida, o ex-governador do Amazonas Eduardo Braga (PMDB) afirmou que o que foi retratado não corresponde à realidade da Amazônia e diz respeito a uma pequena parte dela. A situação, argumentou, é fruto de políticas equivocadas do governo federal, que assentou essas pessoas ali.

– Se o passado estivesse correto, os assentados não estariam na miséria – apontou.

Fonte: Jornal O Globo

Próximos Eventos