Notícias

Acordo entre governo e CNI cria “Embrapa” da indústria

Uma parceria entre a indústria e o governo prevê ampliar o processo de inovação da indústria brasileira. Nesta quarta-feira, 3, foi assinado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), um memorando que prevê a criação de uma empresa nacional para estimular a inovação no setor industrial.

Batizada de Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial (Embrapi) – a Embrapa da indústria –, a empresa será pública, mas sua gestão será realizada majoritariamente pelo setor privado. O trabalho desta empresa consistirá na avaliação e gestão do processo de inovação dentro da indústria. Ela terá sua atuação centrada em algumas instituições de pesquisa, como Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Instituto Nacional de Tecnologia (INT), e a meta é que atinja um total de 30 centros de pesquisas até o fim de 2014.

“Queremos criar um padrão de gestão da inovação e de avaliação dos institutos com foco no desempenho”, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante. Segundo ele, a Embrapi contará com investimentos privados e do governo. De acordo com o ministro, R$ 30 milhões do orçamento da pasta para este ano será direcionado para a iniciativa. “O setor privado vai entrar com novos recursos e com infraestrutura”, complementou.

Inicialmente, por meio de um projeto piloto, será criado um sistema Embrapi, marcado pela definição contratual dos acordos entre os institutos e as empresas e do foco de atuação dos institutos envolvidos no projeto. Este deve durar cerca de seis meses, e na sequência será implantada a empresa Embrapi.

China

Mercadante também revelou que estabeleceu um acordo com a Academia Chinesa de Ciências para o estabelecimento de um programa de cooperação em pesquisa na área de tecnologia da informação, com foco principal no segmento de computação em nuvem. Segundo o ministro, este acordo será concretizado em viagem que ele deve fazer á China na semana que vem.

Fonte: TI Inside

Próximos Eventos