Notícias

Abipti realiza workshop sobre metodologia para análise de sistemas de inovação

Evento será no próximo dia 27, em Brasília.

O workshop Metodologia ANIS para análise de sistemas de inovação objetiva apresentar metodologia baseada em indicadores para análise de um sistema de inovação.
Também será discutida a viabilidade de seu uso como apoio à construção de uma agenda de interesse coletivo para um maior protagonismo das entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (EPDIs) no cenário da ciência, tecnologia e inovação no País.

A palestra será conduzida pelo vice-chefe do Departamento de Cooperação Tecnológica Internacional e Clusters do VDI/VDE-IT, Helmut Kergel. O especialista está ativamente envolvido, desde 2005, em projetos de inovação e transferência de tecnologia com o Brasil.

Kergel é graduado em engenharia na Universidade técnica de Berlin, na área de engenharia de precisão. Tem participado como coordenador e avaliador de projetos de P&D colaborativos dentro de programas da União Européia. O engenheiro ainda está envolvido com atividades de internacionalização para clusters de inovação no contexto da “Initiative Kompetenznetze Deutschland” da Alemanha.

No workshop, o pesquisador da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), de Manaus (AM), Guajarino Araújo, apresenta o tema A utilização da metodologia ANIS em Manaus.

Fonte: Jornal da Ciência