+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

ABIPTI disponibilizará espaço para apresentação de projetos das associadas na Semana Nacional de C&T

A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) disponibilizará para as entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (EPDIs) associadas um espaço no estande que será instalado na 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília (DF). A instituição participa do  evento desde 2004, primeira edição da semana, sendo forte parceira do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na iniciativa.

O tema deste ano é “Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza”. Organizado pelo MCTI, o evento acontecerá simultaneamente em todo o país entre os dias 15 a 21 de outubro. Em 2011, foram realizadas cerca de 16 mil atividades, em 654 municípios brasileiros.

“Este espaço da ABIPTI é destinado às entidades afiliadas para que elas possam divulgar e promover suas pesquisas tecnológicas que vão de encontro com o tema da semana, por meio de exposição de protótipos, banners, folders e filmes institucionais ou de projetos”, destaca a presidente da ABIPTI, Isa Assef dos Santos.

Neste ano uma das principais novidades da feira em Brasília é a mudança de local onde serão montados os estandes. O evento será realizado no Pavilhão de Exposições, no Parque da Cidade (ExpoBrasília). A medida foi tomada para ampliar a área da mostra. Os expositores terão uma área equivalente a 20 mil metros quadrados para apresentarem seus trabalhos.

De acordo com o MCTI, a ideia é neste ano dar outra dimensão à SNCTI. Para tanto, será realizado um trabalho de mobilização de universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, além de incentivar a participação dos alunos dos ensinos básico e fundamental.

Espera-se promover e estimular atividades que difundam conhecimentos científicos e tecnológicos associados ao tema principal, inspirado na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Outra finalidade do evento é discutir novas propostas para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação da pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país.

As EPDIs interessadas deverão preencher e encaminhar o  formulário de apresentação do projeto, serviço ou  produto tecnológico até o dia 14 de setembro de 2012. Ele está disponível no site www.abipti.org.br/pdfs/form.rar.

Fonte: Cristiane Rosa – Assessora de Imprensa

Próximos Eventos