+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Abertas as inscrições para o cargo de diretor do Inpe

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) inicia seleção de candidatos ao cargo de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que será realizado por um comitê de especialistas, nomeado recentemente pelo ministro Aloizio Mercadante. Os interessados devem enviar os documentos necessários até 14 de novembro.

O sistema de escolha de dirigentes é praticado há mais de dez anos pelo MCTI para os cargos de direção de todas as suas unidades de pesquisa. A seleção, que dá origem a uma lista tríplice encaminhada ao ministro, é sempre realizada por comitês de especialistas, que buscam identificar, nas comunidades científica, tecnológica, empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição.

O Comitê para o Inpe, presidido por Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), tem, ainda, entre seus membros, Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS), Carlos Afonso Nobre, secretário de Política e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI (Seped), José Humberto Andrade Sobral, do Inpe, e Satoshi Yokota, do Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento, de São José dos Campos (SP).

Requisitos – Poderão se candidatar ao cargo quaisquer pesquisadores, tecnologistas ou gestores que tenham competência profissional reconhecida, visibilidade entre a comunidade científica tecnológica e empresarial, experiência administrativa e capacidade de promover a agregação entre funcionários, levando-se em consideração a diversidade de áreas de atuação do instituto, entre outras características.

Os documentos para candidatura ao cargo devem conter carta solicitando inscrição da candidatura, curriculum vitae, incluindo produção científica, e texto de até cinco páginas, descrevendo sua visão de futuro para o Instituto e a aderência do seu projeto de gestão com o Plano Diretor do Inpe.

O processo seletivo, além da avaliação dos documentos solicitados, incluirá apresentação pública de plano de gestão dos candidatos para o Inpe e entrevista privativa dos candidatos com os membros do Comitê de Busca, em local, data e hora a serem previamente anunciados pelo comitê.

Os candidatos externos ao Inpe que quiserem conhecer o instituto deverão agendar visita com José Humberto Andrade Sobral pelo telefone (12) 3208-7147 e disporão da documentação básica na página eletrônica do instituto.

Mais informações pelos telefones (61) 3317 7515 e (12) 3208 7072.

Fonte: Ascom MCTI

Próximos Eventos