+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

6ª Reunião Estadual de Gestores debaterá sobre Fórum Mundial da Ciência

A 6ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa que acontece nesta sexta-feira (17), às 14h, na sala dos Conselhos da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), debaterá sobre a participação do Amazonas no Fórum Mundial da Ciência, previsto para 2013, no Rio de Janeiro-RJ.

O Fórum estadual deve reunir os gestores dos principais órgãos ligados ao Ensino e Pesquisa no Estado, como a UEA, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), além da presença da Dra. Maria Regina Gusmão, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que, na ocasião, apresentará as ações e planejamentos pertinentes à realização do Fórum mundial.

Segundo o Secretário Executivo Adjunto da SECTI-AM, Eduardo Taveira, será criado um comitê estadual que irá organizar as ações e atividades a serem desenvolvidas no Amazonas, durante este ano e em 2013, como uma prévia do Fórum Mundial. Onde deverão ser definidos temas, convidados e organização.

“Nós teremos vários encontros em nível estadual, uma reunião com o Comitê Científico Internacional e com a Academia de Ciências da Hungria, que são os organizadores do Fórum Mundial. O objetivo é realizar eventos preliminares ao Fórum para marcamos nossa participação”, completou Taveira.

A reunião em Manaus está prevista para os dias 22 e 23 de novembro de 2013 e terá como tema proposto: Ciência, Biodiversidade e Proteção Ambiental.

Amazonas é o estado do Norte que receberá a reunião do Fórum mundial

O Amazonas é o estado da Região Norte a receber uma reunião do Fórum Mundial de Ciência. As outras reuniões estão marcadas para São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.

Fórum Mundial

O VI Fórum Mundial da Ciência deve ser realizado em novembro de 2013, no Rio de Janeiro. Criado em 1999, o Fórum tem o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e concebido em Budapeste, na Hungria. O evento ocorre, bianualmente, desde 2003. Pela primeira vez, ocorrerá fora da Hungria.

A coordenação das ações do fórum é de responsabilidade do MCTI, que preside comissão composta ainda por diversas instituições ligadas as questões de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) como a Associação Brasileira de Ciência (ABC) , Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) , Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre outros. O tema do Fórum Mundial será “A Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global”.

A escolha do Brasil para sediar o encontro foi devido à relevante atuação da Academia Brasileira de Ciências (ABC) nos últimos anos, representando a produção nacional nas principais instituições e fóruns internacionais.

Fonte: Ciência em Pauta, por Danyelle Soares

Próximos Eventos