+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Workshop no Inpe discute monitoramento da ionosfera

Estão abertas as inscrições – gratuitas – para o workshop do projeto Monitoring Ionosphere Over South America (Mimosa), marcado para 26 de fevereiro no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP). Com o apoio da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em ingês), o projeto mapeará sistemas e instalações existentes na América do Sul para o monitoramento da ionosfera.

“Haverá pesquisa e busca de competências para levantar a infraestrutura atual e estabelecer como esta pode ser integrada a futuras novas instalações, para efetivamente apoiar ou ampliar as atividades em clima espacial relacionadas a operações GNSS [sistemas globais de navegação por satélites]”, informa a pesquisadora Emilia Correia, do Inpe.

Participam do projeto o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia e a Politécnica de Torino, ambos da Itália, e a Universidade de Nottingham, do Reino Unido. Na América do Sul, o Mimosa tem a colaboração do Inpe, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Nacional de Tucuman, da Argentina.

Mais informações aqui 

Fonte: MCTI

Próximos Eventos