+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Workshop de informática da UFRGS apresenta projetos financiados pela FAPERGS

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) participou nessa sexta-feira (23) da quinta edição do workshop Laboratório Internacional em Computação Intensiva e Informática Ambiente (LICIA), no Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante o evento, foram apresentados dois projetos financiados pela FAPERGS em parceria com institutos franceses de pesquisa em informática.

Os trabalhos integram o INRIA, edital de cooperação internacional entre a Fundação, o Instituto National de Recherche em Informatique et em Automatique (Inria) e o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), ambos da França. Utilizando recursos estaduais, o edital beneficia pesquisadores doutores com até R$ 120 mil por proposta.

Os projetos apresentados foram o ExaSe (FAPERGS/INRIA) – dos pesquisadores Nicolas Bruno Maillard e Jean-Marc Vincent -, que estuda o sistema de cálculos de escala computacional, e o AimWest (FAPERGS/CNRS) – dos professores Aline Villavicencio e Laurent Besacier -, que analisa as expressões multipalavras em tradução e fala.

O workshop teve a participação de 15 pesquisadores de Grenoble e autoridades científicas do Laboratoire d’Informatique de Grenoble (LIG), do INRIA e da universidade gaúcha. A programação também incluiu palestras sobre oportunidades de financiamento de projetos com a França e intercâmbio em nível de graduação, por meio dos projetos CAPES/BRAFITEC, mantidos pelo INF.

LICIA
O Laboratório Internacional em Computação Intensiva e Informática Ambiente foi criado em 2011 pelo INF/UFRGS e Laboratoire d’Informatique de Grenoble (LIG) para aprofundar a parceria científica iniciada no fim da década de 1970. O projeto foi renovado até 2018.

Fonte: Fapergs

Próximos Eventos