+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Visitas técnicas fecham o Fórum Nacional do Consecti em Salvador

O segundo dia do Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) consistiu na visita aos dois principais equipamentos, presentes em Salvador, com foco em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI): o Parque Tecnológico da Bahia e o Senai Cimatec.

Guiados pelo chefe de Gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), Roberto de Pinho, secretários e gestores de outros estados assistiram a apresentações sobre os espaços e percorreram as instalações. O primeiro a ser visitado foi o Parque, que foi tema de uma breve apresentação feita por Péricles Magalhães, coordenador de Gestão do local, que respondeu a perguntas dos visitantes sobre diversos aspectos, inclusive estrutural e orçamentário.

Luzia Helena Trovo, secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso, comentou que a visita foi oportuna, inclusive, porque o estado do Centro-Oeste está prestes a inaugurar um parque tecnológico. “A visita nos abriu uma grande gama de possibilidades, pois se trata de um equipamento interessante, que acolhe, não só pesquisadores e empresas, mas o público, estimulando, desta forma, a popularização da ciência”, observa.

Em seguida, o grupo esteve no Senai Cimatec e conferiu os projetos e iniciativas que são desenvolvidos no lugar. Leone Peter, diretor geral do Cimatec, expôs o equipamento, do ponto de vista institucional, e as incursões aos laboratórios vieram logo depois.

Fórum

Nesta edição do encontro do Consecti, os pontos centrais de discussão foram a regulamentação da Lei da Câmara (PLC) 77/2015, o projeto Veredas Novas Estaduais e a contribuição da Embrapii (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) aos estados brasileiros. Todas as regiões do país estavam representadas durante o encontro que contou com a presença do ministro de CTI, Celso Pansera, que desembarcou em Salvador, exclusivamente, para encerrar o primeiro dia do Fórum.

Confira as fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/sectibahia/sets/72157664250693794

Fonte: SECTI-BA

Próximos Eventos