+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Vice-governador visita Semana Mesa SP na Etec Santa Ifigênia

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, visitou nesta quarta-feira, 28 de outubro, a Semana Mesa SP, evento que reúne amantes e estudiosos da gastronomia em jantares, palestras, exposições, degustações, workshops e uma feira de comida na Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, na Capital. Alunos e professores do curso técnico de Cozinha do Centro Paula Souza participam das atividades para conhecer as novidades do setor.

França visitou os vários estandes da feira acompanhado da diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e do diretor-executivo do evento, Georges Schnyder. Atualmente, 13 Etecs oferecem o curso técnico de Cozinha. O vice-governador conheceu o chef russo Vladimir Mukhin e as atrações do evento e foi presenteado com dólmãs, túnicas usadas por cozinheiros. Segundo o secretário, o governador Geraldo Alckmin tem orientado as ações para a geração de emprego em economia criativa e a gastronomia é um dos expoentes nessa área. “Nesse ramo, em que todo mundo já tem um pouco de conhecimento, é mais fácil atrair o jovem. A qualificação no setor vai gerar renda em um padrão mais alto que em outras áreas, com empregos melhores”, afirmou. “O que Alckmin faz é antever essa tendência de migração da geração de renda como ocorreu na Europa e deve acontecer também aqui. A capacitação desses profissionais o Centro Paula Souza já oferece com excelência.”

Na oportunidade, o vice-governador conversou com Danilo Xavier, 21 anos, aluno do curso técnico em Cozinha da Etec Santa Ifigênia, que conquistou uma bolsa de estudos de cinco meses na Escola da Arte Culinária Laurent, do chef francês Laurent Suaudeau, três estrelas no Guia Michelin.

Ele ficou em primeiro lugar no programa Jovem Aprendiz da Cozinha do Brasil, promovido pela Nestlé, que reuniu estudantes da área de gastronomia para uma capacitação de dois dias na sede da empresa, na Capital. Durante as etapas de provas, os participantes tiveram de mostrar que já dominam algumas práticas da culinária, reproduzindo pratos apresentados por um chef. Danilo, que descobriu a vocação para a gastronomia ao preparar doces e bolos com a namorada, mostrou-se satisfeito em poder ampliar seus conhecimentos com o chef francês, por meio da bolsa de estudos, e elogiou o curso oferecido pelo Centro Paula Souza. “Nas palestras do evento, vemos que alguns dos temas discutidos já foram abordados nas aulas da Etec. Fico feliz em saber que estamos bem preparados”, explicou.

O estudante Pablo Santos, 18 anos, outro aluno do curso em Cozinha da unidade, ficou em segundo lugar no programa da Nestlé e também recebeu a bolsa de estudos na escola de Laurent Suaudeau. Acostumado a cozinhar com a mãe e a avó desde criança, Pablo descobriu o curso da Etec pela internet e logo se inscreveu no vestibulinho.”Quando vim fazer a prova, fiquei apaixonado pela estrutura do local. Hoje estou aqui e com a oportunidade de atuar na área da minha vocação”, disse. Além do curso na Etec, Danilo e Pablo já frequentam as aulas na Escola da Arte Culinária Laurent, aprimorando suas técnicas na cozinha. Eles explicaram que, ao final do curso, o chef francês vai encaminhá-los para vagas no setor, em locais próximos de suas residências.

Programação
Neste ano, o tema da Semana Mesa SP é A nova gastronomia: compartilhando inovação, conhecimento e paixão. Entre os profissionais confirmados para subir ao palco do Mesa Tendências – maior congresso de gastronomia da América Latina – estão os chefs internacionais Virgílio Matinez (Peru), Fernando e Gabi Rivarola (El Baqueano, Argentina) e Vladimir Mukhin (Rússia).

Brasileiros também estarão presentes: Alex Atala (Dom – São Paulo) Tereza Paim (Casa de Teresa – Bahia), Jeferson Rueda e Janaina Rueda (Bar da Dona Onça – São Paulo), Mônica Rangel (Gosto com Gosto – Rio de Janeiro), Flávio Miyamura (Miya – São Paulo), Manu Buffara (Manu – Curitiba), Morena Leite (Capim Santo – São Paulo) e Thiago Castanho (Remando do Peixe – Belém Pará).

O Mesa ao Vivo reunirá profissionais da gastronomia para aulas, debates e demonstrações culinárias em tempo real. Toda a programação oferecida ao público, que pode ser conferida nos sites www.2015.semanamesasp.com.br e prazeresdamesa.uol.com.br se transformará em material editorial da revista Prazeres da Mesa, que terá uma publicação especial logo após o evento.

Também fazem parte das ações do evento Semana Mesa SP o “Farofa” – feira de produtos trazidos de diversos lugares do Brasil, barracas de chefs e Food Trucks que oferecerão comidinhas por preços democráticos – e o “Mesa no Cinema” sessões de cinema dentro do CineSesc com a presença de chefs de cozinha que executarão menus inspirados nos longas-metragens.

Vestibulinho Etec
As inscrições para 137 cursos nas 219 Etecs localizadas em 161 municípios paulistas estão abertas até as 15h do dia 10/11/2015 pelo site www.vestibulinhoetec.com.br

Fonte: SDTC-SP

Próximos Eventos