Giro nos Estados

Vahan Agopyan é o novo reitor da USP

O professor Vahan Agopyan foi nomeado reitor da Universidade de São Paulo (USP) pelo governador Geraldo Alckmin para um mandato de quatro anos (2018 a 2022). Antonio Carlos Hernandes ocupará o cargo de vice-reitor. Eles assumem os cargos em janeiro de 2018.

Vahan Agopyan é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica (Poli), mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela mesma instituição e PhD pela Universidade de Londres King’s College, segundo o Jornal da USP.

Professor da USP desde 1975, foi vice-diretor e diretor da Escola Politécnica (Poli), diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e vice-presidente do Conselho Internacional para Pesquisa em Inovação em Edificação e Construção.

Agopyan foi pró-reitor de Pós-Graduação da USP no período de 2010 a 2014 e, atualmente, ocupa o cargo de vice-reitor da universidade. Foi membro do Conselho Superior da FAPESP em dois mandatos: de 2000 a 2006 e de 2006 a 2012.

Hernandes, o novo vice-reitor, é professor titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) desde 2008. Graduou-se em Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e obteve o título de doutor em Física Aplicada pela USP, com estágio na Universidade de Gênova, na Itália.

É coordenador de Ensino e Difusão Científica do Centro para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão – CEPIDs financiados pela FAPESP), vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Materiais em Nanotecnologia e coordenador do Centro de Tecnologia de Materiais Híbridos, um dos Núcleos de Apoio à Pesquisa da USP.

Hernandes foi diretor do IFSC no período de 2010 a 2014. Atualmente, ocupa o cargo de pró-reitor de Graduação da universidade.

Fonte: Agência FAPESP

Próximos Eventos