Giro nos Estados

Univima lança editais da 1ª etapa do Maranhão Profissional 2014.

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), por meio da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), lança nesta sexta-feira (21), os editais da primeira etapa 2014 dos cursos de Qualificação Profissional e Pré-Vestibular do Programa Maranhão Profissional. “Estes novos editais comprovam o nosso compromisso em atender a determinação da governadora Roseana, de intensificar a atuação da Univima, em todo o Estado. Serão mais de 35 mil vagas ofertadas para cursos de qualificação profissional e para a etapa pré-vestibular. Com isso, estamos atendendo a demanda de mais de 125 munícipios que atualmente integram a nossa plataforma de ensino”, comentou o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Costa.

As inscrições para os dois editais poderão ser feitas no site da Sectec: www.sectec.ma.gov.br a partir, desta segunda-feira (24) e se estenderão até sexta-feira (28). O início das aulas está previsto para o dia 22 de abril.

Os cursos de qualificação profissional terão carga horária de 160 horas e serão oferecidos em seis áreas: Auxiliares de Marketing e Vendas, administrativo, em Gestão de Pessoas, de maquiagem; depilação e cabelereiro; operador de caixa; e auxiliar de panificação e confeitaria. O Pré-Vestibular Univima/Maranhão Profissional terá duração de oito meses, com término das aulas em dezembro. O processo seletivo dos candidatos não será por meio de provas. O preenchimento das vagas será feito conforme o quantitativo de inscrições. “Após completarmos o número de inscritos por polo, o restante ficará como excedente, podendo ser convocado numa eventual desistência dos classificados”, explicou a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica, Sônia Maciel.

Seletivo

Nesta quinta-feira (20), a Universidade Virtual do Maranhão (Univima) realiza o processo seletivo on line para tutores e supervisores do seu Programa de Extensão. Os bolsistas atuarão no Programa Maranhão Profissional- 2014. A prova digital estará disponível aos candidatos, no site da Sectec (www.sectec.ma.gov.br), das 8h às 19h59. Estão sendo ofertado um total de 851 vagas, sendo 111 para supervisores e 740 para tutores.

O número de inscrições para o processo seletivo simplificado superou o número de 9.000 mil candidatos. “O número de candidatos para esta seleção nos surpreendeu. Temos 9.622 candidatos concorrendo, um sinal da nossa credibilidade junto aos maranhenses. O plano de expansão da Univima não para por aí. Na segunda etapa de 2013 encerrada no dia 18, iniciamos ofertando cursos em 95 municípios; para esta etapa, já são 126 cidades contempladas. Na segunda etapa de 2014, a expectativa é de ultrapassarmos a marca de 150 municípios inseridos em nossa plataforma educacional”, enfatizou a vice-reitora da Univima, Marise Carvalho.

Ações Univima e Maranhão Profissional, em 2013

– 150 mil jovens capacitados nos cursos de qualificação profissional e cursos técnicos

– 14 mil alunos atendidos pelo pré-vestibular Univima/Maranhão Profissional

– 622 alunos cursando pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar, parceria com o IBMEC

– instalação de mais de 50 antenas da Univima, em vários municípios do Maranhão

– processo de implantação de 30 salas de aula para ensino médio regular (EMTEC), para atendimento de parceria que atenderão mais de 900 alunos, parceria com a Seduc

– 120 municípios inseridos na plataforma educacional Univima

Fonte: SECTEC-MA

Próximos Eventos