+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Universidades estaduais do Paraná conquistam nota máxima no Enade

Cerca de 80% dos cursos das Universidades Estaduais do Paraná conquistaram as melhores notas na última edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) – Edição 2019, divulgado nesta terça-feira (20), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A prova avaliou o conhecimento dos estudantes do último ano dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, habilidades e competências. O conceito do Enade é apresentado em cinco categorias (de 1 a 5), sendo a nota cinco considerada o melhor resultado possível, na respectiva área.

Dos 81 cursos das universidades estaduais paranaenses avaliados pelo Enade 2019, 17 obtiveram conceito 5, enquanto 47 foram avaliados com nota 4 e 17 alcançaram nota 3. “Esses resultados comprovam a qualidade constante dos cursos de graduação das nossas universidades estaduais, formando cada vez mais profissionais e pesquisadores qualificados”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

Os cursos com a nota 5 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) são Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Agronomia e Medicina, no campus de Maringá, além de Engenharia Civil, no campus de Umuarama. Na Universidade Estadual de Londrina (UEL) o destaque no Enade 2019 ficou com os cursos de Engenharia Civil, Agronomia, Fisioterapia, Enfermagem e Medicina Veterinária.

Já a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) se destacou com máximo desempenho nos cursos de Agronomia, Engenharia Civil e Farmácia; enquanto . na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) os bacharelados em Agronomia, Medicina Veterinária e Educação Física alcançaram as melhores classificações. O curso de Farmácia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) também conquistou nota máxima nessa edição do exame.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) somaram cinco cursos com conceito 4, entre eles: Agronomia, Medicina Veterinária, Odontologia e Educação Física, na UENP; e Enfermagem, na Unespar.

ÁREAS AVALIADAS – A prova, aplicada em 2019, avaliou o conhecimento de estudantes de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Zootecnia e Odontologia.

Fonte: SETI

Próximos Eventos