Giro nos Estados

Universidades estaduais do Paraná abrem inscrições para o Projeto Rondon 2015

As universidades estaduais com os projetos selecionados pelo Ministério de Defesa no Projeto Rondon 2015 estão com inscrições abertas para os processos seletivos de alunos que queiram participar das operações em 30 cidades do Mato Grosso e Pará, no mês de julho e agosto. Dentre as 60 universidades de todo o Brasil com os projetos aprovados, três são do sistema estadual: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

A UEM, está com inscrições abertas até o dia 23 de março. A instituição de Maringá participará na segunda semana de julho na Operação Itacaiúnas, na cidade de Água Azul do Norte, no Pará. A Pró-reitoria de extensão da UEM irá selecionar oito alunos que integrarão a equipe, da qual também participam três professores. As atividades durante a operação abrangem várias áreas incluindo Comunicação Social, Administração Pública, Manejo Agroecológico, Turismo e Saneamento Básico.

Para se candidatar ao processo de seleção na UEM, será necessário assistir à palestra de apresentação do projeto que acontece nesta segunda-feira (23) às 17h30 no auditório Ney Marques. Os requisitos mínimos para a inscrição estão disponíveis no link do edital http://goo.gl/l6qkGU, e o cadastramento deve ser feito via formulário online em http://goo.gl/sS4Vjn até esta segunda-feira (23). Depois de analisadas as fichas de inscrições, os aprovados fazem as entrevistas individuais de 25 de março a 8 de abril. A divulgação do resultado do processo de seleção será no dia 13 de abril. A viagem da operação será de 17 de julho a 2 de agosto.

Na Unioeste, as inscrições seguem até o quinta-feira (26) para alunos que queiram participar no Projeto Rondon-Operação Bororos, a ser realizado no município de Nortelândia, no Mato Grosso, de 10 a 26 de julho de 2015. Para concorrer o aluno deverá preencher o formulário de inscrição, disponível no endereço www.unioeste.br/extensao/projetorondon e encaminhadas à pró-reitoria de extensão pelo e-mail erosania.lisboa@unioeste.br.

A equipe de alunos e professores a ser formada para atuar na Operação Bororos irá desenvolver atividades relativas ao Conjunto A, nas áreas de Educação, Cultura, Saúde, Direitos Humanos e Justiça. O resultado da primeira fase do processo de seleção deve ser divulgado no dia 30 de março, por meio de Edital de Classificação emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste, no endereçowww.unioeste.br/extensao. Já a data do encontro dos acadêmicos selecionados para reunião e entrevista será no dia 7 de abril , às 9h30, na Reitoria/sala dos COU. Estas datas deverão ser confirmadas em edital.

As inscrições para seleção dos alunos na UENP começam nesta segunda-feira (23) e serão realizadas via internet. A instituição viajará de 17 de julho a 02 de agosto. A UENP participará da “Operação Itacaiúnas” atuando no município de Abel Figueiredo, Pará. As atividades serão desenvolvidas contemplando as áreas do Conjunto A, que envolve ações em Saúde, Educação e Cultura, Direitos Humanos e Justiça.

Projeto Rondon – O Projeto Rondon é considerado um dos maiores projetos sociais, educativos e geopolíticos do país, pois permite aos universitários qualificar seu saber acadêmico, conhecer e “sentir” o Brasil enquanto realizam ações em benefício das comunidades de todas as regiões. O projeto realiza operações nos períodos de férias escolares, nos meses de janeiro, fevereiro e julho de cada ano. É executado em parceria com diversos ministérios, tem o apoio das Forças Armadas e conta ainda com a colaboração dos governos estaduais, prefeituras e empresas socialmente responsáveis.

Fonte: SETI-PR

Próximos Eventos