+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Universidade do Estado do Amazonas realiza 1º Encontro Anual de Ensino, Pesquisa e Extensão

O 1º Encontro Anual de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) começa, nesta quarta-feira (29), com uma rica programação multidisciplinar e com a realização simultânea de suas atividades em oito unidades da Universidade localizadas em Manaus, Itacoatiara, Tabatinga e Tefé. A programação segue até a sexta-feira (31), com a principal missão de promover a integração e a troca de experiências entre estudantes e professores dos programas institucionais de capacitação das Pró-Reitorias de Graduação, Pesquisa e Extensão.

“Durante os três dias do Encontro, mobilizaremos toda a Universidade para mostrar o que possuímos em termos de produção de ensino de graduação e pós, de pesquisa e de extensão. Queremos motivar ainda mais alunos e professores para a participação nas atividades ligadas a esse tripé basilar da instituição (ensino, pesquisa e extensão) e, para isso, concentramos esforços significativos que resultaram na realização deste grande evento. Agora, esperamos a participação expressiva dos alunos e professores”, destaca o reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira.

Para contribuir com a troca de experiências e a divulgação de informações de interesse coletivo, também foram convidados a participar das atividades professores e pesquisadores de outras instituições de nível superior espalhas pelo país, como da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Pará. Dentro do 1º Encontro Anual de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEA, estão inseridas as seguintes programações científicas: 4º Congresso Interno de Iniciação Científica, 1ª Mostra de Extensão, 1º Seminário da Pós-Graduação e 1ª Mostra de Iniciação à Docência e Novos Talentos.

“Este é um grande evento que vem sendo preparado há meses com toda dedicação e empenho para nossos alunos e professores. Buscamos estimulá-los para o desenvolvimento de pesquisas científicas e a participação em projetos de extensão nas diversas áreas do conhecimento, além da participação nos Programas de Pós- graduação da UEA”, salienta o coordenador de pesquisa da UEA, professor Jair Maia.

Ainda segundo Maia, os alunos serão liberados das salas de aulas para participarem do congresso, que inclui mini-cursos, mesas redondas com destaque para temáticas como “As novas diretrizes da Extensão Universitária”, “A Pós- graduação na UEA: perspectiva para futuro”, Projetos Institucionais da UEA”, entre outros.

Em Manaus, o evento será realizado na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), Escola Normal Superior (ENS), Escola Superior de Tecnologia (EST). No interior, as unidades acadêmicas a contarem com a programação são: Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest), Centro de Estudos Superior de Tabatinga (Cestb) e Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit).

A partir do congresso, a UEA conclui a edição 2011/2012 de trabalhos científicos produzidos nas unidades acadêmicas e preparara-se para iniciar a edição de 2013 com as bolsas de iniciação cientifica, que entram em vigor a partir do mês de agosto deste ano com vigência de 12 meses, oriundos dos programas financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento, Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e também da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Fonte: UEA, por Maíra Pessoa

Próximos Eventos