+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Universidade de Brasília recebe novos estudantes nesta segunda-feira

Os cerca de três mil e quinhentos calouros que se apresentarem para o seu primeiro dia de aula na UnB neste início de agosto encontrarão uma universidade muito diferente de uma década atrás.

Estruturada em quatro campi, com 138 habilitações distribuídas em 109 cursos, a Universidade de Brasília dobrou de tamanho, descentralizou sua presença no Distrito Federal e vive um momento intenso de internacionalização, sendo a terceira instituição que mais envia estudantes para o programa Ciência sem Fronteiras. São mais de 2.670 alunos.

Esses fatores somados à revisão administrativa e orçamentária vêm mostrando resultados positivos. Em todos os rankings realizados, por entidades nacionais e internacionais, a UnB sobe na classificação.

Na análise feita pela consultoria britânica Quacquerelli Sumond, a Universidade de Brasília subiu, em apenas dois anos, oito posições entre as melhores da América Latina. A instituição ocupada atualmente o 17º lugar.  “E queremos melhorar ainda mais”, reforça o reitor Ivan Camargo.

A pesquisa também vive bons momentos na UnB.  Em breve deverá ser anunciado um convênio com o Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), destinando cerca de R$ 4 milhões para bolsas de mestrado, doutorado e iniciação científica. O Programa de Iniciação Científica é um dos carros-chefes da universidade, a quarta instituição de ensino superior do país com maior número de estudantes participantes do programa Jovens Talentos.

Na área internacional, a universidade está plenamente inserida no circuito de visitas de grandes nomes da ciência. No dia 25 de setembro será a vez de a comunidade receber Michael Chalfie, cientista norte-americano laureado com o Prêmio Nobel de Química em 2008. Por intermédio da Comissão UnB.Futuro, outros pensadores nacionais e internacionais continuarão aquecendo o debate sobre a universidade do século 21.

BOAS-VINDAS – A cerimônia de boas-vindas acontecerá nesta segunda-feira, 11 de agosto. A edição diurna do evento começa às 9h no Centro Comunitário, e a noturna, às 19h, no Anfiteatro 9.

O decano de Ensino de Graduação, Mauro Luiz Rabelo, explica que a atividade é dividida em duas partes. Na primeira, acontece a apresentação da alta administração da UnB e da representação estudantil. Haverá falas do reitor Ivan Camargo, dos decanos e da representação do Diretório Acadêmico dos Estudantes (DCE).

A aula magna, segunda parte da cerimônia, será conduzida pelo jornalista Marcelo Canellas. “Trata-se de uma oportunidade do novo aluno conhecer o corpo administrativo da UnB, e já participar de um processo de reflexão – prática fundamental em uma universidade”, explica Rabelo.

Fonte: UnB

Próximos Eventos