Giro nos Estados

Unicamp premia professores por dedicação ao ensino

Professores das 22 unidades de ensino e pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) receberam, no dia 23, o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação.

A distinção foi criada em 2011 pela Unicamp com o objetivo de incentivar, valorizar e reconhecer os professores no ensino de graduação. Cada contemplado recebeu um diploma e o valor em dinheiro equivalente a um salário-base do professor MS-3, título integral. A escolha dos premiados foi realizada por uma comissão geral, ligada à Pró-Reitoria de Graduação (PRG).

“Este é um reconhecimento formal daquilo que normalmente já recebemos em sala de aula, dos nossos alunos. Ser professor é motivo enorme de satisfação e prazer”, disse um dos contemplados, o professor Miguel Arcanjo Áreas, coordenador das disciplinas de fisiologia para os cursos de graduação do Instituto de Biologia.

A cerimônia foi presidida pelo reitor Fernando Ferreira Costa durante reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consu). Docentes, funcionários, familiares dos premiados e membros da Administração Central acompanharam a entrega dos prêmios. Os alunos do Instituto de Artes (IA), Amanda Gonsales e Denis Sartorato, fizeram uma apresentação musical antes da premiação.

“A missão fundamental da universidade é formar e educar pessoas. E essa missão só pode ser cumprida com excelência por meio de um ensino de graduação de altíssimo nível proporcionado por docentes qualificados e estimulados, que tenham prazer em ensinar”, disse Ferreira Costa.

“Esta distinção é muito importante para a Universidade e vem coroar as pessoas que se dedicam ao ensino dos nossos alunos, função principal da Unicamp. O professor precisa ser sempre valorizado. E valorizar não significa somente conceder este prêmio. Este reconhecimento é apenas uma das nossas atividades. Oferecemos suporte, infraestrutura, avaliação adequada e todo um conjunto de ações para os nossos docentes”, ressaltou Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação.

Relação dos contemplados: www.unicamp.br/unicamp/content/2012/11/23/premio-de-reconhecimento-docente-pela-dedicacao-ao-ensino-de-graduacao-2012.

Fonte: Agência FAPESP

Próximos Eventos