+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Últimos dias de inscrições para o Inovamazonas 2012

Ainda estão abertas as inscrições para um dos maiores eventos na área do empreendedorismo da região Norte: O WorkshopInternacional de Inovação do Amazonas (InovAmazonas/CRIATIVOS), edição 2012 O evento acontece de 6 a 8 de novembro, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), em Manaus, e traz como tema “Investidores de risco”, prometendo superar as edições anteriores.

O evento, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM), em parceria com aSuperintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), por meio do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/AM), tem por objetivo atrair investidores e oferecer oportunidades de negócios a empresas regionais. Os interessados podem realizar as inscrições até o próximo dia 5 de novembro. O evento é gratuito.

Pessoas renomadas no cenário de investimentos de risco já confirmaram presença no evento. Um deles é Diogo Carvalho, sócio-diretor da empresa BUG Agentes Biológicos, considerada em 2012 a ‘mais inovadora do Brasil’ e uma das ‘50 mais inovadoras do mundo’, segundo a revista americana especializada em empreendedorismo Fast Company. Outro destaque é José Lavaquial, sócio da empresa Hubz, que possui como mote a aposta em projetos inovadores, com atuação inclusive, como gestor do Fundo Criatec, do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

Segundo o chefe de apoio à inovação da SECTI-AM, Kleber Abreu Sousa, a organização está nos ajustes finais para a realização do evento, com a preparação dos empresários que irão participar do fórum de investidores. “Esse é um segundo encontro, que ocorre no CBA, no qual o empresário se apresenta como se estivesse na frente da banca avaliadora. A ideia é prepará-lo para entender como melhor se apresentar aos investidores”, comentou.

Ainda de acordo com Kleber, a preparação é importante para se conseguir êxito junto aos investidores convidados. “Há investidores conceituados nacionalmente e também de fora do país, por exemplo, que vêm da Suíça. Por isso, a importância das empresas receberem uma instrução básica, uma preparação e acompanhamento maior”, esclareceu.

O evento também é voltado para a formação de um Fundo de Capital de Risco e geração de uma Carteira de Investidores Anjos para o Amazonas. Para isso, foi estabelecida uma parceria com os “Criativos” – empresas competitivas que possuem um selo de diferencial mercadológico.

ENTENDA MAIS SOBRE FUNDO DE CAPITAL DE RISCO E INVESTIDOR ANJO

Fundo de Capital de Risco – Os Fundos de Capital de Risco (FCR) são patrimônios autônomos, sem personalidade jurídica, mas dotados de personalidade judiciária, pertencentes ao conjunto dos titulares das respetivas unidades de participação e administrado por uma entidade gestora. A gestão pode ser exercida por uma Sociedade de Capital de Risco (SCR), por sociedades de desenvolvimento regional e por entidades legalmente habilitadas a gerir fundos de investimento.

Investidor Anjo – Em gestão, um investidor anjo ou “business angel” é uma pessoa física ou uma empresa disposta a investir em outras empresas que, estando a iniciar suas atividades empresariais ou pensando em iniciar atividades comerciais ou industriais, não contam, contudo, com o aporte financeiro necessário para essa empreitada.

PÚBLICO-ALVO

O InovAmazonas é destinado a empresários, dirigentes institucionais, gestores públicos, pesquisadores e demais interessados na temática da inovação tecnológica, atendendo à necessidade da aproximação do sistema de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) com o setor produtivo, incentivando o fortalecimento de empresas da região.

Os interessados podem se inscrever e conferir a programação completa no site do evento.

Fonte: CIÊNCIAemPAUTA, por Carlos Fábio Guimarães

 

Próximos Eventos