Giro nos Estados

UFT tem mais de 1,4 mil estudantes habilitados ao Enade em 2013

Mais de 1,4 mil estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) devem ser inscritos para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2013. Eles são alunos ingressantes e concluintes dos cursos de Agronomia, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Serviço Social e Zootecnia. Os cursos avaliados a cada ano são definidos pelo Ministério da Educação (MEC).

As inscrições dos estudantes devem ser feitas até o dia 16 de agosto e são de responsabilidade da Instituição de Ensino Superior (IES). Depois, de 20 a 30 de agosto, a lista de estudantes inscritos pela IES será disponibilizada para consulta pública, e neste período os estudantes poderão solicitar junto à própria Universidade eventuais inclusões ou retificações em relação às inscrições efetuadas. “Isso é importante porque, mesmo que não seja convocado para a prova, o aluno estar em situação regular com o Enade é indispensável para a expedição do diploma”, explica a pró-reitora de Graduação da UFT, Berenice Aires.

Nem todos os inscritos, porém, devem fazer a prova que será aplicada no dia 24 de novembro. Em 2013, somente os estudantes concluintes participarão da prova, mas diferente de outros anos não haverá processo de amostragem. Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do exame, todos os estudantes concluintes habilitados ao Enade 2013 e inscritos pela respectiva IES serão convocados. Os ingressantes somente precisarão se certificar de que foram inscritos para estarem regularizados.

Estão habilitados ao Enade 2013 todos os estudantes do primeiro ano dos cursos avaliados que tenham concluído até 25% da carga horária mínima do currículo do curso, e do último ano que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014, ou que tenham concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o término do período de inscrição. Como terão a formatura antes do dia 31 de agosto, conforme prevê portaria do MEC, os concluintes da primeira turma do curso de Medicina da UFT estão dispensados do exame.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação. Mais informações, podem ser obtidas no site do Enade.

Fonte: UFT

Próximos Eventos