+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

UFSCar abre seleção para curso sobre aprendizagem e autismo

O Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (Lahmiei) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas, até 28 de fevereiro, para o processo seletivo da especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo.

O objetivo do curso é capacitar profissionais de nível superior para atuar de acordo com os princípios do Applied Behavior Analysis (ABA), abordagem da psicologia comportamental adaptada e aplicada ao ensino de crianças com autismo.

As aulas tratarão das bases teóricas e práticas da intervenção em Análise do Comportamento Aplicada em pessoas com desenvolvimento atípico.

O público-alvo preferencial é de profissionais das áreas da educação e da saúde, com formação superior em Psicologia, Educação, Fonoaudiologia, Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Educação Física, Fisioterapia, Direito e cursos afins, e pais e educadores de crianças com transtorno do espectro do autismo e desenvolvimento atípico.

A carga horária é de 400 horas, divididas em um bloco prático de 100 horas e seis teóricos de 50: Princípios Básicos em Análise do Comportamento; Análise do Comportamento Aplicada I – Introdução à Pesquisa Aplicada; Análise do Comportamento Aplicada II – Avaliação; Análise do Comportamento Aplicada III – Comportamento Verbal; Métodos para o Estudo do Comportamento Individual; e Introdução à Metodologia de Pesquisa.

A coordenação acadêmica é de Antonio Celso de Noronha Goyos, professor associado do Departamento de Psicologia da UFSCar.

O curso tem duração de 24 meses, iniciando no dia 18 de abril. As aulas são presenciais e ocorrem quinzenalmente, aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no campus de São Carlos da UFSCar, localizado no km 235 da Rodovia Washington Luís.

O custo total é de R$ 12.816, pagos em até 24 parcelas de R$ 534 a partir do 15º dia útil de cada mês. A primeira parcela terá vencimento em março.

O material didático será disponibilizado aos participantes via e-mail ou impresso, dependendo das necessidades e objetivos de cada módulo. O curso conta com publicações especializadas e séries de textos produzidos especialmente para a especialização. Os alunos também poderão utilizar a Biblioteca da UFSCar para pesquisa e consulta de literatura da área.

São oferecidas 80 vagas e a seleção ocorrerá por meio de análise do currículo Lattes. Os candidatos selecionados serão comunicados por e-mail.

Interessados em se inscrever devem enviar a documentação exigida, em PDF, para o e-mail autismoufscar@gmail.com.

Mais informações em www.lahmiei.ufscar.br.

Fonte: UFSCar

Próximos Eventos