+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

UFRR dá boas vindas aos estudantes estrangeiros

A Universidade Federal de Roraima (UFRR), por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais (Crint), realizou na tarde desta segunda-feira (31) uma recepção para os alunos estrangeiros que ingressaram em cursos de graduação e pós-graduação no semestre 2014.1. Cerca de 25 estudantes participaram do evento.

As boas vindas foram dadas pela reitora Gioconda Martinez, acompanhada do vice-reitor Reginaldo Gomes, do coordenador da Crint Alberto Castro, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Rosângela Duarte, além de servidores de diversos setores, que explicaram aos estudantes sobre as ações de apoio ao estudante e locais que eles terão mais contato, como a Editora UFRR e o Núcleo de Línguas Estrangeiras (Nucele).

“Nós temos um grande prazer em receber e ter estudantes estrangeiros em nossa instituição. A UFRR fica na região fronteiriça mais ao Norte do Brasil e os alunos terão uma grande oportunidade de troca de conhecimentos e de cultura”, frisa a reitora.

Os alunos vieram de vários países como Colômbia, Gana, Guiné-Bissau, Congo-Brazzaville, República Democrática do Congo, Estados Unidos, Honduras, Peru, México, Paraguai e Bolívia. Eles estão matriculados em cursos de graduação como Ciências Sociais, Medicina, Ciências da Computação, Engenharia Civil, entre outros. Além de cursos de mestrado em Geografia, Agronomia, Recursos Naturais, Letras, entre outros.

O coordenador da Crint, Alberto Castro falou sobre a importância do intercâmbio. “Desejamos uma excelente adaptação à UFRR e à Boa Vista e Roraima. O brasileiro gosta bastante de conversar e tenho certeza que com o diálogo vocês vão desenvolver muito o português”, destaca.

O ganense Philip Mahama Akpanyi estudava Engenharia em seu país de origem e na UFRR será aluno de Ciências da Computação. “Estou muito feliz, essa foi a primeira vez que sai do meu país. É tudo muito novo, mas fui muito bem recebido pela instituição”, fala, destacando que em Gana estudava os hardwares e está ansioso para poder aprender sobre os softwares.

A aluna do Mestrado em Agronomia, Emilia Estefania Villlalba Moringo, que veio do Paraguai, disse estar muito contente com a oportunidade de estudar no Brasil e agradeceu a acolhida. “Fico muito agradecida de poder conhecer o país. Fui muito bem recepcionada, todos são muito pacientes e generosos. A ajuda da UFRR disponibilizando a residência universitária foi fundamental, pois aqui tudo é muito caro em relação ao meu país, nos sentimos protegidos”, diz.

Os alunos estrangeiros são beneficiários de ações como: Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC OEA/GCUB); Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (MRE/MEC); Programa de Bolsas Ibero-Americanas (Santander Universidades) e Programa de Intercâmbio Acadêmico PITZER COLLEGE.

Fonte: UFRR

Próximos Eventos