Giro nos Estados

UFRN realiza pesquisa nacional de qualidade na atenção básica da saúde

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, lançou o 2º Ciclo de Pesquisa Nacional de Avaliação Externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AQ) nessa segunda-feira, 20, na Unidade Básica de Saúde de Igapó.

No 1º ciclo, a UFRN, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, responsabilizou-se pela pesquisa nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Na 2º etapa, a Universidade realizou estudos nos dois primeiros, pois o Piauí desenvolveu um método próprio de avaliação. Para o 3º ciclo, a UFRN foi uma das seis instituições de ensino e pesquisa do Brasil contratadas pelo Ministério da Saúde para realizar o trabalho.

No Rio Grande do Norte, a UFRN produzirá a pesquisa de campo, com duaração prevista para três meses, contanto com uma equipe formada por professores pesquisadores, sete supervisores de campo e 30 avaliadores de qualidade selecionados por edital público.

De acordo com a coordenadora da Pesquisa de Campo no Rio Grande do Norte, Ana Tania Sampaio, a avaliação externa será realizada em 159 municípios do estado por meio de visitas que contarão com um aplicativo disponibilizado pelo Ministério da Saúde em tablets. “Será aplicado um total de 6.035 instrumentos eletrônicos de pesquisa”, disse.

Ainda segundo Ana Tania, serão avaliadas 862 equipes de Atenção Básica, 792 equipes de Saúde Bucal e 57 Núcleos de Saúde da Família, somando 1.711 equipes avaliadas no RN. Para o secretário de Saúde de Natal, Cipriano Maia, esse trabalho fortalece a parceria entre saúde pública e UFRN: “estamos avançando na qualificação do SUS como um todo e principalmente na atenção básica”, explicou.

A solenidade de lançamento contou com as presenças da reitora em exercício, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, do secretário municipal de Saúde, Cipriano Maia, da coordenadora da Pesquisa/UFRN, Alice Uchoa, da coordenadora da Pesquisa de Campo/UFRN no Rio Grande do Norte, Ana Tania Sampaio, e da representante da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), Jussara Dantas.

Fonte: UFRN

Próximos Eventos