+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

UFRN participa de evento internacional em Washington

O secretário de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professor Márcio   Venício Barbosa, será o representante da instituição no IV Seminário de Internacionalização Universitária e do workshop “Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação” (PAEC), realizados pela Organização dos Estados Americanos (OEA) junto com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).

O evento ocorrerá de 14 a 18 de março, na sede da OEA e da Organização Panamericana de Saúde (OPS), em Washington (EUA), e visa qualificar os coordenadores institucionais PAEC OEA-GCUB a aprofundar a discussão a respeito da Educação Superior, da pesquisa e da inovação no espaço geopolítico das Américas.

A programação do evento encontra-se disponível por meio do link: http://www.grupocoimbra.org.br/.

PAEC

O Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação da OEA-GCUB é resultado de uma parceria estabelecida em 2011. Considerado o programa mais bem sucedido de bolsas no âmbito da OEA e o maior da América Latina e Caribe para a formação de recursos humanos em cursos stricto sensu.

Segundo Rossana Valéria de Souza e Silva, Diretora Executiva do GCUB e Coordenadora do PAEC-OEA-GCUB no Brasil, o objetivo do Programa é contribuir para integrar e fortalecer as Américas, por meio da internacionalização e da formação de estudantes dos 34 países integrantes da OEA, especialmente os provenientes de países com baixo nível de desenvolvimento humano.

Na edição de 2015, o programa recebeu 6.233 candidaturas para 737 bolsas de estudo oferecidas pelas universidades brasileiras. Os bolsistas recebem, por meio das universidades, bolsas mensais nos mesmos valores concedidas pela Capes e os 125 primeiros colocados são contemplados com um subsídio de U$D 1.200, pagos em única parcela pela OEA.

Próximos Eventos