Giro nos Estados

UFRN, MARCCO e CGU promovem Dia Internacional Contra a Corrupção

O Movimento Articulado de Combate à Corrupção do RN (MARCCO), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Controladoria Geral da União (CGU), realiza no próximo dia 9 de dezembro, às 14h, no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, o evento em comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção.

O encontro conta com a participação da Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon e tem como objetivo fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.

Aqui em Natal, o evento reunirá estudantes, jornalistas, profissionais de diversas áreas, servidores públicos e cidadãos para apresentar as ações realizadas pelo MARCCO e pela CGU. Está previsto, ainda, o  lançamento do selo “Dia Internacional Contra a Corrupção”, pelos Correios.

Com vagas limitadas, as inscrições podem ser realizadaspor meio do site: http://www.marccorn.org.  Mais informações, entrar em contato pelos telefones: (84) 9481-8884, Carlos José Cavalcanti (MARCCO) e 3343-4732, Roberto Vieira Medeiros (CGU).

Dia Internacional Contra a Corrupção

Anualmente, em todos os estados da Federação, por iniciativa da CGU, é comemorado o Dia Internacional Contra a Corrupção em alusão à assinatura da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, no dia 9 de dezembro de 2003, na cidade mexicana de Mérida, e da qual o Brasil é um dos países signatários.

A Convenção é o mais importante documento internacional juridicamente vinculante, pois ela prevê a cooperação para recuperar somas de dinheiro desviadas dos países, por meio de rastreamento, bloqueio e devolução de bens e, também, a criminalização do suborno e lavagem de dinheiro.

Fonte: UFRN

Próximos Eventos