+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

UFRN é destaque em especial do jornal Tribuna do Norte

As estratégias de internacionalização e de interiorização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram tema de caderno especial do jornal Tribuna do Norte do último domingo, 14 de setembro. Intitulada “UFRN sem fronteiras”, a seção retratou – ao longo de 24 páginas – o protagonismo da Instituição na Região Nordeste, o incremento do número de universitários enviados para intercâmbios no exterior e o crescimento dos cursos no interior do estado, com destaque para os planos de desenvolvimento regional e para o curso de Medicina nas cidades de Caicó, Santa Cruz e Currais Novos.

 As reportagens evidenciaram as duas vezes consecutivas em que a UFRN foi eleita a melhor universidade do Norte e Nordeste pelo Ministério da Educação e os planos da Instituição para abrir mais de 2,6 mil novas vagas até 2017, sendo 1,4 mil no interior. A quantidade de alunos enviados a países estrangeiros também foi ressaltada: 1,3 mil dos 1,6 mil estudantes intercambistas pelo programa Ciência sem Fronteiras no Rio Grande do Norte são da UFRN. Um infográfico reproduziu depoimentos de 14 bolsistas de intercâmbio, sediados em oito países.

 A publicação trouxe ainda matéria sobre a importância dos recém-criados institutos de Física (IIF), de Química (IQ), de Medicina Tropical (IMT), do Cérebro (ICe) e do Metrópole Digital (IMD) no desenvolvimento de pesquisas de ponta e na atração de professores estrangeiros – e de brasileiros repatriados – para o quadro da Universidade. “Temos trabalhado a internacionalização como fator gerador de qualidade”, declarou a reitora Ângela Paiva Cruz, em entrevista ao especial. “Cada pessoa que vai para o exterior é um vetor dela mesma: se desenvolve, tem outra concepção de mundo, de universidade, de cultura, e gera um ciclo virtuoso”, analisou.

 Em editorial, o jornal afirmou que “a história da Universidade Federal do Rio Grande do Norte se confunde com o desenvolvimento social, educacional e econômico do estado”. Também foi citada a participação da Universidade no seminário Motores do Desenvolvimento do RN, promovido pela Tribuna do Norte em parceria com a UFRN e as federações potiguares da Indústria (FIERN) e do Comércio (FECOMÉRCIO).

 A última edição do seminário, ocorrida na segunda-feira, 8, teve como tema “A UFRN e o desenvolvimento do estado: desafios e oportunidades da internacionalização e interiorização”.

 Na ocasião, pesquisadores da Instituição abordaram temas como Energia e Combustíveis, Medicina Tropical e Neurociências no contexto da internacionalização e da interiorização.

 Também participaram pela UFRN a reitora Ângela Paiva Cruz e o pró-reitor de Pesquisa, Valter Fernandes. O especial pode ser lido na íntegra na versão flip da Tribuna do Norte, disponível no endereço: http://tribunadonorte.com.br/router.php?controller=flip&date=2014-09-14#tribunadonorte/2014-09-14/28-29.

Fonte: UFRN

Próximos Eventos