Giro nos Estados

UFRN discute com professores mudanças na carreira funcional

A administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) iniciou nesta segunda-feira, 17, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), com a presença da reitora Ângela Paiva Cruz, o processo de discussão com os professores sobre como aperfeiçoar a avaliação dos docentes da Instituição.

A consulta aos professores será concluída ainda este mês (fevereiro) e a nova proposta será enviada em março para o Conselho de Ensino e Pesquisa (CONSEPE) que deverá regulamentar a promoção e a progressão funcional dos docentes.

Ao abrir o primeiro encontro sobre o assunto, com os docentes do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), a reitora Ângela Paiva explicou que a avaliação deve estimular o professor às práticas pertinentes à carreira profissional, de maneira que cada um conheça o perfil positivo e construtivo de docente que a UFRN está desepenhando para a Instituição.

A reitora explicou ainda que a metodologia de ouvir os professores em suas unidades de ensino tem o objetivo de dar transparência ao máximo possível ao processo, para que todos se inteirem das questões apresentadas e se sintam contemplados com a decisão a ser tomada pelo colegiado superior.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas (PROGESP), Miriam Dantas dos Santos, destacou que uma das novidades a ser apresentada é o acesso dos professores, à classe titular,  por meio da promoção e não mais a partir de concurso, conforme exigia a lei. “Agora a classe titular do docente faz parte da carreira”, afirmou Miriam Dantas.

A pró-reitora considera essa mudança um avanço para o planejamento funcional do professor, que poderá, a partir de seu ingresso na UFRN, projetar a carreira espelhando-se na forma de desenvolvimento profissional estabelecido pela Instituição.

Calendário

O texto discutido no encontro, que trata das mudanças, foi disponibilizado aos professores, pela PROGESP, em janeiro deste ano, após ter sido elaborado com a colaboração de diversos grupos de trabalho, formados com a participação da Comissão Permanente de Desenvolvimento Institucional (CPDI), Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), Comissão Própria de Avaliação (CPA), Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), além da PROGESP e do acompanhamento da ADURN.

A proposta de normas para regulamentar os critérios de promoção e de progressão docente será discutida com os professores dos seguintes centros acadêmicos e unidades de ensino descentralizadas:

18/02 – CCET (14h30), Anfiteatro A – CCET. Contato: suzana@ccet.ufrn.br

20/02 – CE (local e horário ainda por confirmar);

20/02 – ECT (10h30), sala 4, 1º andar. Contato: secretaria@ect.ufrn.br

25/02 – CT (14h), Auditório do Setor de aulas IV, Bl “E”. Contato: secretaria.ct.ufrn.br

26/02 – CB (9h), Anfiteatro das Aves. Contato: seccb@cb.ufrn.br

27/02 – CCS (9h), Auditório da Faculdade de Farmácia. Contato: henio@ccs.ufrn.br.

Fonte:UFRN

Próximos Eventos